25 de mar. de 2012

COMBLIN E O NOVO CONCÍLIO

ECCLESIA SEMPER REFORMANDA

Seminário "do Vaticano II a um novo Concílio"

Fazendo memória do Pe. José Comblin e de sua contribuição ao enfrentamento dos desafios para o Cristianismo

Local: UFPB (João Pessoa - PB)
Auditório da Central de Aulas
Dia: 27/03/2012
Hora: das 8 às 11 horas

Há 50 anos, tinha início o Concílio Vaticano II, o mais impactante acontecimento da Igreja Católica Romana, no século passado, convocado pelo bom Papa João, como era carinhosamente chamado o Papa João XXIII. A exemplo de tantos católicos e cristãos - mulheres e homens - espalhados pelo mundo, pela América Latina e pelo Brasil, também nós, membros do Movimento Internacional Somos Igreja, queremos inspirar-nos no espírito do Concílio Vaticano II, e refletir criticamente sobre seus desdobramentos ao interno da Igreja e fora dela.

Ao mesmo tempo, nossa iniciativa se volta para a celebração do primeiro ano da partida do Pe. José Comblin, buscando fazer memória do seu legado de profeta, de missionário e de teólogo comprometido com a causa libertadora dos pobres, os destinatários do Reino de Deus, os preferidos de Jesus de Nazaré. Justamente nesta ocasião, teremos a alegria de estar fazendo o lançamento do livro Novos Desafios para o Cristianismo: a contribuição de José Comblin (São Paulo: Paulus, 2012), coletânea organizada por Eduardo Hoornaert, reunindo a contribuição de sete teólogos e uma teóloga: Ivone Gebara, Carlos Mesters, Sebastião Armando Gameleira Soares, Marcelo Barros, Jung Mo Sung, Carlos Alberto Susin, François Houtart e Pablo Richard.

Eis por que entendemos oportuno organizar esse Seminário, que nos permita refletir sobre os desafios da atualidade sócio-eclesial, bem como sobre a nossa missão de cristã(o)s católicos, no mundo de hoje, debatendo questões tais como: - As mulheres e homens do nosso tempo, que razões damos de nossa fé? - Ainda é necessário seguir buscando vivenciar uma Igreja Povo de Deus? - O atual modelo eclesiológico responde com fidelidade aos apelos evangélicos fundamentais? - Qual o lugar da mulher em nossa Igreja? - Que sentido tem, nos dias de hoje, a lei do celibato? - Que sinais de efetiva abertura ao diálogo ecumênico podemos oferecer? - Nossa teologia dos ministérios responde satisfatoriamente aos apelos neotestamentários e aos anseios do Povo de Deus, em nosso tempo? - Que leitura fazemos das crescentes manifestações de descontentamento por parte de diversos grupos e movimentos de católicos, espalhados pelo mundo? - No caso da Igreja Católica, no Brasil, qual tem sido a posição dos diferentes segmentos eclesiais (Leigas, Leigos, Religiosas, Religiosos, Diáconos, Presbíteros e Bispos)?

Tendo em vista o duplo objetivo desse Seminário - refletir sobre o espírito do Concílio Vaticano II, diante dos atuais desafios hoje colocados, bem como fazer memória do Pe. José Comblin, inclusive por meio do lançamento do livro sobre o mesmo -, está sendo proposta a seguinte dinâmica: - acolhida e apresentação dos objetivos do Seminário. - Mística e memória do Pe. José (Testemunhos compartilhados). - Vaticano II, 50 anos: uma revisitação (com base num texto de Pe. José Comblin sobre as palavras-chave do Vaticano II), exposição coletiva a cargo do IMWAC - Brasil. - Linhas gerais do livro Novos Desafios para o Cristianismo: a contribuição de José Comblin (São Paulo: Paulus, 2012).

Haverá também, para os que puderem, uma Celebração Eucarística em memória do Pe. José Comblin, no mesmo dia 27/03/2012, 19 horas, na Igreja N.S. Perpétuo Socorro, Altiplano, João Pessoa.

Mais informações sobre o evento com Alder Júlio por aqui.
...
Saiba mais de Comblin no blog:
Morreu Comblin,
Biblioteca de Comblin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!