25 de jan. de 2012

RELIGIÕES E MUSEUS NA ABHR

Caros(as) colega(s),

Gostaríamos de convidá-lo(s) para participar do GT - Religiões, Museus e Patrimônio Cultural, que é parte da programação do XIII Simpósio da Associação Brasileira de História das Religiões.

Esse GT dedica-se a refletir sobre as relações entre os fenômenos religiosos e os processos de musealização e de patrimonialização no Brasil, sob a perspectiva histórica. São incentivadas análises sob duas vertentes: a primeira visando o estudo de processos identitários que utilizam os fenômenos religiosos como vetores de agregação, de produção e de vivência cultural, nos mais diversos âmbitos (nacional, regional, local, comunitário); a segunda, voltada para a análise dos aportes advindos da institucionalização do patrimônio imaterial, através dos processos de reconhecimento do Estado, tais como inventários, registros e outras formas de reconhecimento legal, que trabalham com fenômenos religiosos, especialmente os da cultura popular. Cientes de que a temática é abordada, atualmente, por diversas áreas do conhecimento, teremos prazer em aceitar trabalhos que lidem com o tema a partir da história, da museologia, da ciência da informação, da educação, da arte, das ciências sociais e áreas afins.

O Simpósio ocorrerá no período de 29 de maio a 01 de junho, na cidade de São Luís (MA) e o prazo para o envio de trabalhos vai até o dia 29 de fevereiro. Agradecemos também o seu apoio na divulgação do GT entre os seus contatos.

Atenciosamente,

Profs. Drs. Emanuela Sousa Ribeiro (UFPE) e Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP).
Mais informações aqui, por e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!