27 de dez de 2011

ÉTICA NA CIÊNCIA

A Agência de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) lançou há alguns meses um código de ética para pesquisadores científicos, que está sendo muito discutido em ambientes acadêmicos e tem inspirado muitos comitês de ética em pesquisa. O objetivo é reforçar na comunidade científica uma cultura sólida e bem arraigada de integridade ética da pesquisa mediante um conjunto de estratégias em três pilares: educação; prevenção; e investigação e sanção justas e rigorosas.

A pesquisa científica não se limita à descoberta de novos conhecimentos, mas também envolve a ideia de que é preciso preservar, no campo da pesquisa, por meio das boas práticas, os valores do conhecimento e da qualidade científica dos resultados. É importante oferecer referenciais, como esse Código de Boas Práticas Científicas, para ajudar a distinguir esses valores de práticas não aceitáveis como a fabricação de resultados e os plágios.

Na UNICAP (Universidade Católica de Pernambuco), as orientações gerais e modelos de documentos para cadastro de pesquisas científicas na Coordenação Geral de Pesquisa encontram-se aqui e caso a pesquisa envolva contato direto com pessoas, o projeto deve ser encaminhado ao Comitê de Ética da Universidade (veja instruções aqui). Além destas orientações práticas, vale a pena dar uma olhada em códigos como o da FAPESP, para você fazer ciência com muita consciência!
.
Baixe aqui o Código de Boas Práticas Científicas.

Acesse aqui documentos internacionais sobre ética em pesquisa,
Veja aqui no blog subsídios para apresentar projetos de pesquisa na UNICAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!