28 de dez. de 2011

ESTRATÉGIAS PARA VIVER

Você está aos frangalhos neste final de ano? Anda perplexo e deprê com as encruzilhadas existenciais? "Seus problemas acabaram!" - ou pelo menos poderão ser melhor equacionados! É que nos nove anos do Café Filosófico da CPFL Cultura, estamos sendo brindados com um presente nônuplo: uma seleção de estratégias para a vida, escolhidas nos depoimentos dos filósofos, psicanalistas, educadores, artistas e outros especialistas que ajudaram a montar a quase década de bons encontros/programas do Café. Escolha a temática e assista aos vídeos ou baixe os áudios: eles valem como um cursinho para sobrevivência em nossas selvas de pedra ou de mato, ou como um bom retiro de preparação para que 2012 seja um Ano Novo!

1. Num mundo em que se combinam desejo, sexo, relações afetivas e relações de consumo, poderia o amor ainda ser o encontro permanente? Com Tales Ab’Saber, Carmita Abdo, Flávio Gikovate, Maria Helena Guerra, Carlos Byington. Acesse aqui.

2. Na sociedade do culto ao ideal do corpo perfeito, onde encontrar a saúde e a felicidade com nosso corpo real? Será que a busca pelo ideal nos aproxima ou nos afasta da saúde e da felicidade que podemos construir? Com André Martins, Joel Birman, Hélia Borges, Marcelo Coelho, Dani Lima, Nelson Lucero, Ivaldo Bertazzo. Acesse aqui.

3. Pais e professores contemporâneos perderam o monopólio da educação dos filhos. Como enfrentar os desafios da diversidade da vida social na família, na escola, no trabalho? Com Diana Corso, Fabricio Carpinejar, Julio Groppa Aquino, Rosely Sayão, Mario Sergio Cortella, Mario Corso. Acesse aqui.

4. Como construir novas identidades femininas e masculinas no mundo em que homens e mulheres assumem novas sensibilidades, mas parecem cada vez mais insatisfeitos consigo mesmos e com os outros? Com Sócrates Nolasco, Tai Castilho, Paulo Fernando de Souza, Contardo Calligaris, Paulo Schiller, João Silvério Trevisan, Monica Waldvogel, Xico Sá, Marcia Tiburi, Jorge Forbes. Acesse aqui.

5. Um mundo onde tudo parece estar à nossa disposição, desejos não realizados produzem sentimentos de perda, frustração e luto. Como nos recompor diante das perdas e da morte, a desilusão absoluta da vida? Com Olgária Matos, Antônio Mourão Cavalcante, Eduardo Viveiros de Castro, Ivan Capelatto, Daniel Lins, José Miguel Wisnik. Acesse aqui.

6. Na sociedade contemporânea, o conhecimento é o principal fator de produção. Que tipo de relação estamos construindo com o trabalho? Será que a competição cederá espaço para a colaboração criativa? Com Scarlett Marton, Marcos Cavalcanti, Paulo Gaudêncio, Silvio Meira. Acesse aqui.

7. A arte produz o paradoxo, a surpresa, o inusitado. A obra de arte fala e sua voz tenta explicar o mundo. Como a arte nos ajudará a romper com dogmatismos e crenças que parecem ser verdades absolutas? Com Jorge Coli, Oswaldo Giacoia Jr., Plínio Smith Junqueira, Nilton Bonder, Viviane Mosé, Enrique Diaz, Lobão. Acesse aqui.

8. Vida no mundo contemporâneo: um percurso sem turbulências? Liberdade, segurança, ansiedade, depressão: limites, patologias ou sintomas? Com Benilton Bezerra, Mario Eduardo Costa Pereira, Leandro Chevitarese, Renato Janine Ribeiro, Maria Rita Kehl, Leandro Karnal, Luiz Felipe Pondé, Yves de La Taille, Carlos Nobre, Ricardo Guimarães. Acesse aqui.

9. Internet: mundo virtual ou relações humanas? Rede de computadores ou de pessoas? Seriam as redes sociais um novo espaço para desenvolver a afetividade humana e a inteligência coletiva? Qual a medida? Com Marcelo Tas, Martha Gabriel, Ronaldo Lemos, Jorge Mautner, Pierre Lévy, Marilena Chauí, Gilberto Gil. Acesse aqui.

Assista ao conjunto de programas
 ou baixe os seus áudios aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!