3 de nov. de 2011

CONCURSO PARA PROFESSOR NA ÁREA

...
O Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões da UFPB, em João Pessoa, divulga concursos para três vagas de Professor de 3º Grau na Federal da Paraíba (para disciplinas nas área de "Ensino Religioso", "Cristianismo Medieval" e "História das Religiões Orientais"). Veja os pontos indicados pras provas:
  • Ensino Religioso: Análise das leis, diretrizes e legislações atuais que regulamentam o Ensino Religioso no Brasil; Ensino Religioso: diversidade, Tolerância versus Preconceito Social diante de uma sociedade multicultural; O Ensino Religioso como objeto de estudo científico e suas implicações frente às tradições religiosas e culturais e o sagrado; Ensino Religioso e as Ciências das Religiões no Brasil; Modelos pedagógicos e epistemológicos no Ensino Religioso; Perspectivas históricas acerca do Ensino Religioso no Brasil; Construção e formação da identidade profissional do professor do Ensino Religioso; Perspectivas Curriculares e o Ensino Religioso na Educação Básica; O Ensino Religioso e a visão da Cultura de Paz e Não-Violência nos dias atuais; Ensino Religioso, Teoria da Complexidade e a Ética do Cuidado diante de uma sociedade planetária e sustentável.
  • Cristianismo Medieval: As imagens de Deus na Idade Média; A diabolização do feminino na Idade Média; A questão do corpo no Medievo; Heresias, cismas e concepções iconoclastas no período medieval; Cristianismo e cultura popular na Idade Média; Tradições filosóficas e cristianismo no período medieval; Fé e política na Idade Média; A cristandade no ano mil; As ordens religiosas no período medieval; A mística medieval.
  • História das Religiões Orientais: Veda; Upanishads; Épicos da Índia: Bhagavadgita; A Escola do Vedanta; O Samkhya; A tradição do Yoga: dos yogas sutras ao hatha yoga; O Tantra; Budismo primordial: o cânone Pali e o Dhamapada; Budismo Zen: história e textos da tradição; Budismo Tibetano: o Bardo Thödol e a história da tradição.

A Classe de Ingresso no magistério é como Professor Adjunto e o Regime de Trabalho é de Dedicação Exclusiva, remuneração inicial bruta de 7.333 reais. Pré-requisito: doutorado em Ciências da Religião (ou História, no caso das Religiões Orientais) com publicação na área do concurso. Inscrições até 27/11/11. Mais informações aqui, no Edital publicado no Diário Oficial da União de 27/10/11, ou pelos seguintes contatos: E-mail dcr@ce.ufpb.br; Fone (0**83) 3216-7444.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!