3 de ago. de 2011

MOLTMANN NA PUCRio


Encontramo-nos imersos num momento de "redescoberta" da experiência religiosa que, nos últimos tempos, adquiriu a grande força de provocar, condicionar e estimular o curso da história humana e, consequentemente, também aquele da fé cristã. De fato, a sociedade globalizada e, ao mesmo tempo, fragmentada, convive com uma diversidade de culturas, saberes, costumes e, fato que mais nos interessa, experiências religiosas, num nível de proximidade e interatividade nunca antes experimentado. O consenso conceitual e religioso se desfaz nas experiências subjetivas de cada indivíduo que, cada vez mais, exige respeito e aceitação na expressão da sua identidade. O fenômeno religioso se manifesta atualmente num processo plural e multiforme.

Essa diversidade desafia a teologia cristã, exigindo um compromisso cada vez maior no tocante ao empenho e seriedade da sua pesquisa. Só esse comprometimento é que possibilitará perceber as contribuições presentes nas diversas experiências religiosas vividas na contemporaneidade. O Simpósio da PUC constitui uma possibilidade ímpar para docentes e discentes compartilharem os resultados de suas pesquisas. A experiência religiosa contemporânea, com seus desafios e suas contribuições, lida numa ótica teológica, científica religiosa, filosófica e de outras áreas afins, será apresentada em conferências, mesas de debates e comunicações, por professores e pesquisadores de altíssima qualificação.

A título de ilustração mencionamos a presença de alguns pesquisadores amplamente conhecidos no cenário teológico e científico religioso nacional e internacional: Elias Wollf, que refletirá sobre Vaticano II e Diálogo Inter-religioso; Catherine Cornille, que falará sobre Pluralismo Religioso e Fé Cristã; e Jürgen Moltmann, que dissertará sobre Teologia e o Diálogo entre as Religiões Mundiais.

Programação e Inscrições aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!