23 de jun. de 2011

RELIGIOSIDADE POPULAR NO NORDESTE E NA OCCITÂNIA

Silvério Pessoa, Mestrando em Ciências da Religião na UNICAP, acaba de embarcar novamente pra França. Ele vai fazer shows e intercâmbio artístico-cultural, além de continuar sua pesquisa sobre a religiosidade comum da gente de lá com a do nosso povo nordestino. É que no Sul da França, como em nosso Nordeste brasileiro e em regiões da Espanha e Itália, há elementos do idioma e da cultura occitânicos, de quem herdamos danças e músicas, quadrilhas e festas juninas, por exemplo. Mal chegou a Cordes Sur Ciel, Silvério já foi ver uma fogueira de São João... 
Seguem trechos do seu relato:

 ..
ASSOCIAÇÃO CORDAE/LA TALVERA, onde estou pesquisando para o mestrado de Ciências da Religião. Aqui encontro uma série de livros, cds, k7s, filmes, todos classificados por temas sobre a religiosidade tradicional Occitan. A casa que estou hospedado é ao lado da Associação. Tenho aqui vários livros que estou catalogando por tema para depois utilizar na dissertação do mestrado. Tenho refletido bastante sobre essa temática e a cada vez que pesquiso, vejo aqui as expressões de religiosidade, concluo como elementos que estruturam a religiosidade são comuns a todos os povos do mundo...


Essa a frente da ASSOCIAÇÃO CORDAE/LA TALVERA, minha sede de pesquisa. De chapéu o Michael, responsável pela loja da Associação e abre e fecha a loja. Ao lado dele, à direita, o Daniel Loddo. Aqui tudo segue bem. Claro que as saudades espetam a alma, mas diante de tanta coisa que me serve de desafio, vou superando a ausência das pessoas, amigos, lugar e vida. Vamos em frente e no final de todo esse trabalho que envolve 13 shows no Sul da França, acredito que bons frutos deixaremos para quem se interessar pelas conexões possíveis entre duas culturas tão distantes e tão próximas através da música, dos valores e da religiosidade do povo.
.
Acompanhe o Diário de Campo
 de Silvério aqui no seu blog
e veja as suas notícias aqui na coluna social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!