23 de abr. de 2011

IVONE GEBARA: A VIDA VEM EM ONDAS...

“As águas e um novo humanismo para o século XXI” será o tema da conferência a ser ministrada pela Profa. Dra. Ivone Gebara, no dia 13 de maio (sexta-feira), às 19h, no auditório G2, durante o 6º Encontro Internacional das Águas, que a Universidade Católica de Pernambuco vai realizar de 11 a 13 de maio. O que uma teóloga cristã terá a dizer sobre a defesa da ecologia e o cuidado com as águas?!

Nascida em 1944, Ivone tem muito a ver com o "fogo" da profecia. Doutora em Filosofia pela Universidade Católica de São Paulo e doutora em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovânia (Bélgica), ela faz parte da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora e vive há décadas uma inserção popular em Camaragibe, Grande Recife. Lecionou no Instituto de Teologia do Recife, até seu fechamento em 1999. Desde então dedica seu tempo principalmente a escritos, cursos e palestras sobre hermenêuticas feministas e os fundamentos filosóficos e teológicos do discurso religioso. Ivone é uma das ativistas do movimento Católicas pelo Direito de Decidir.

Seus livros e artigos foram publicados ou traduzidos principalmente em português, espanhol, francês, inglês e alemão. Destacam-se entre eles: Trindade: palavra sobre coisas velhas e novas. Uma perspectiva ecofeminista (1994); Teologia ecofeminista. Ensaio para repensar o Conhecimento e a Religião (1997); Rompendo o silêncio. Uma fenomenologia feminista do Mal (2000); A Mobilidade da Senzala Feminina. Mulheres Nordestinas, Vida Melhor e Feminismo (2000); As águas do meu poço. Reflexões sobre experiências de liberdade (2005); O que é Teologia (2006); O que é Teologia Feminista (2007); O que é Cristianismo (2008); Compartir los panes y los peces. Cristianismo, teología y teología feminista (2008). A Livraria SBS, no campus da UNICAP (bloco A), dispõe da sua antologia de textos Vulnerabilidade, Justiça e Feminismos (2010).   

O Encontro das Águas da Católica, para o qual Ivone realizará a conferência de encerramento, é um fórum que este ano discutirá os Impactos das Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos, com base em critérios de racionalidade e de comparação de soluções alternativas, junto de pesquisadores, técnicos, gestores e decisores que operam no mundo da água - que afinal é o mundo de todos nós. Uma pitada de boa teologia fará muito bem a esse caldeirão transdisciplinar em favor da vida. E viva o balanço das ondas no mar da existência!


Veja aqui a programação completa do Encontro
(a entrada é franca para a conferência de Ivone!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!