1 de fev. de 2011

RETIRO BUDISTA SHAMATA



De 21 a 29 de janeiro de 2011, no Centro de Estudos Budistas Bodisatva Caminho do Meio, no Rio Grande do Sul, realizou-se um Retiro com Allan Wallace: A Prática de Shamata: Pacificando o Corpo, Posicionando a Mente e Iluminando a Consciência. A Shamatha é amplamente aceita na tradição budista como um fundamento indispensável para o cultivo do insight contemplativo (vipashyana), e esse retiro foi concebido para oferecer aos praticantes compreensão teórica suficiente e uma base experimental para possibilitar o prosseguimento efetivo na busca desse estado extraordinário de equilíbrio mental e físico.

Alan Wallace tem se dedicado ao estudo da mente e aos efeitos da meditação. Estudioso e praticante do budismo tibetano desde 1970, ele foi ordenado monge por Sua Santidade, o Dalai Lama. Desde 1976, Dr. Wallace ensina filosofia e meditação budistas na Ásia, Europa, Austrália e Américas do Norte e do Sul. Licenciou-se em Física e Filosofia da Ciência no Amherst College e obteve o doutorado em Estudos Religiosos na Universidade de Stanford. Com este currículo, Alan Wallace aplica sua profunda experiência e conhecimentos ao desafio de integrar o tradicional Budismo indo-tibetano ao mundo contemporâneo.

Atualmente, Wallace dirige o Instituto Santa Barbara de Estudos da Consciência da Universidade da Califórnia, EUA, dedicado à investigação interdisciplinar e multicultural das potencialidades da mente e da contemplação meditativa, onde coordena a pesquisa International Shamatha Project, sobre esse método de meditar. Wallace possui os seguintes livros publicados no Brasil: A Revolução da Atenção – revelando o poder da mente focada (Ed. Vozes); Budismo com Atitude – o treinamento tibetano da mente em 7 etapas (Ed. Nova Era); Ciência Contemplativa – onde o budismo e a neurociência se encontram (Ed. Cultrix); Dimensões Escondidas – a unificação da física e consciência (Ed. Peiropolis). Veja aqui a sua página na internet.

Clique aqui e assista os ensinamentos e as meditações
conduzidas por Alan Wallace no Retiro gaúcho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!