13 de fev de 2011

CRESCE A ÁREA DE CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Dois novos Programas de Pós-graduação na área de Ciências da Religião estão surgindo:

O Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória (ES), sendo credenciado pela CAPES (como Mestrado Insterinstitucional, MINTER, em parceria com a EST de São Leopoldo), concede os mesmos direitos do Mestrado Acadêmico. O Mestrado Profissional tem como peculiaridade a estruturação do ensino e da pesquisa em função da atuação profissional, mas suas exigências são similares às do Mestrado Acadêmico. O Programa consiste em aulas presenciais em regime intensivo: quatro encontros de duas a três semanas, nos meses de janeiro e julho, na sede da Faculdade Unida. Concluídos os créditos em aulas presenciais, os discentes deverão elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso que será avaliado por Banca docente. Conforme recomendação da CAPES, o curso deverá ser concluído em dois anos.

A Área de Concentração do Mestrado é "Religião e Sociedade" e suas duas Linhas de Pesquisa são: 1.Religião e Esfera Pública: cujo foco recai sobre o lugar da religião na sociedade em geral e na esfera público-política em particular, incluindo pesquisa e discussão sobre temas tais como: Ensino religioso escolar; crenças religiosas e legislação; a participação política das religiões; pluralismo e diálogo inter-religioso. 2.Análise do Discurso Religioso: cujo foco recai sobre a análise crítica dos vários tipos de discurso religioso, tais como: discurso em textos canônicos das religiões; testemunho pessoal dos adeptos; religião na mídia; hermenêutica e filosofia da linguagem.

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) também criou um Mestrado em Ciências da Religião, o primeiro da área na região Norte aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Ele tem duas linhas de pesquisa: Movimentos e Instituições Religiosas no Contexto Amazônico e Hermenêutica das Linguagens de Religião no Contexto Amazônico.

O coordenador da proposta aprovada pela Capes, Douglas Conceição, avalia que o Mestrado amplia o destaque da Universidade no cenário nacional, já que está entre as poucas instituições públicas do país a oferecer também o Curso de Graduação em Ciências da Religião como programa de ensino. A aprovação do Mestrado em Ciências da Religião amplia essa posição de destaque, porque agora a Uepa manterá não só um programa de ensino, mas também um programa de pesquisas, que terá sobre o fenômeno religioso um olhar exclusivo. Nós somos, neste momento, a única universidade estadual no Brasil, e a primeira na região Norte, a ter um Mestrado dessa natureza reconhecido pela Capes, conta.

Boas vindas aos novos parceiros dos estudos religiosos!
Veja aqui os cursos de Teologia/Ciências da Religião reconhecidos pela CAPES.

2 comentários:

  1. É muito bom saber que está se ampliando o ensino em Ciências da Religião. Precisamos realmente estudar o lugar da religião na sociedade. É muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sou aluno do curso de Ciencias da Religião na UEPA, e esatou muito feliz com as grasndes descobertas que o curso está me proporcionanado.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!