20 de dez. de 2010

PROGRAMA TEOLOGANDO

Foto e texto de Thiago Vasconcelos, no Boletim UNICAP
O projeto Bíblia, Comunicação e Arte, idealizado pelo Curso de Teologia e pelo Mestrado em Ciências da Religião da Católica, está com uma grande novidade: o Programa Teologando.

O programa de entrevista mensal será veiculado no site da Unicap (veja aqui). O produtor de audiovisual da Universidade, Luca Pacheco, que também é Mestre em Ciências da Religião, será o apresentador e conduzirá a discussão sempre com convidados ligados à teologia, Bíblia (biblista) ou à ciência da religião e, também, um representante da sociedade artística, músico, ator, pintor, líder comunitário ou líder pastoral. “O programa Teologando nasce dentro do Projeto Bíblia, Comunicação e Arte como um meio de promover o diálogo entre os artistas e o saber acadêmico, entre o saber popular e o saber científico”, explicou o apresentador. O Projeto Bíblia, Comunicação e Arte é fruto de um intercâmbio entre a Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade Católica Portuguesa e busca promover reflexões em torno da Bíblia.

A estreia do programa foi marcada por dois convidados ilustres. O cantor, compositor, músico, pedagogo e, em breve, aluno da Unicap, Silvério Pessoa, que pretende fazer o mestrado em Ciência da Religião na Universidade em 2011, e o coordenador do curso de Teologia da Católica e também professor do mestrado, Cláudio Vianney Malzoni. Eles discutiram a teologia de uma forma diferente. A conversa teve como foco principal o espetáculo “O Baile do Menino Deus” e trouxe reflexões sobre o sagrado, a religiosidade do povo, buscando mostrar os vínculos do trabalho popular da cultura de Pernambuco com o universo religioso.

O espetáculo conta a história do nascimento de Jesus através de 18 canções executadas ao vivo por uma orquestra, um coro adulto e outro infantil e encenadas por um elenco de atores e bailarinos. A apresentação completou, este ano, 27 anos. “Moçada! Baile do Menino Deus 23, 24, 25 de dezembro sempre, impreterivelmente, às 20h, no Marco Zero. Evento gratuito. É um espetáculo de luzes, de cor, de som uma combinação de teatro, dança, improvisação, cultura popular, mas tendo como grande referência o nascimento do menino Jesus, nesse Natal lindo aqui do Nordeste, Natal brasileiro. Então, venham para o Marco Zero para a gente se encontrar e festejar juntos esse nascimento”, disse Silvério, que é um dos solistas do Baile.

Assista ao programa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!