9 de dez. de 2010

INTERCÂMBIOS HERMENÊUTICOS

No último dia 15 de novembro Adenilton Aguiar e Jônatas Leal, alunos do nosso Programa de Mestrado em Ciências da Religião, partiram para uma missão de estudos de trinta dias na EST – Escola Superior de Teologia em São Leopoldo, RS. Eles são professores de teologia cristã, ligados à tradição Adventista, estudam em nossa Universidade Católica e estão fazendo um "sanduíche" no mestrado com os Luteranos, numa demonstração de que, junto ao diálogo entre cientistas e crentes e em sincronia com este, o diálogo inter-religioso e ecumênico é um sinal esperançoso e uma experiência possível.

A missão de estudos consiste num período de intercâmbio e pesquisa na biblioteca da instituição para qual os estudantes foram enviados. A missão é financiada pela CAPES, através do PROCAD – Programa de Cooperação Acadêmica. Ele cobre um Projeto de Pesquisa em Ciências da Religião, sobre Fundamentos Teóricos e Processos Hermenêuticos na Interpretação e Recepção de Textos Sagrados, envolvendo três instituições no país: UNICAP, PUC-Goiás e EST. Na UNICAP os responsáveis pela fomentação e divulgação do Projeto são os professores João Luiz e Cláudio Vianney, orientadores dos estudantes que estão na EST.

Segundo os alunos envolvidos no programa a experiência tem sido muito proveitosa para o enriquecimento bibliográfico das suas pesquisas, como também para que eles conheçam uma nova instituição que promove estudos e pesquisas na área e interajam com discentes e docentes da mesma. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de participar de um seminário sob o título “Hermenêuticas”, de um crédito, apresentado pelo Prof. Dr Haroldo Reimer- PUC-GO, coordenador geral do PROCAD para as três instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!