24 de nov. de 2010

ARQUIDIOCESE CENTENÁRIA


Os eventos em homenagem ao centenário da Arquidiocese católica de Olinda e Recife estarão espalhados pela Região Metropolitana. A abertura da festa será na Catedral da Sé, em Olinda, no próximo sábado. No dia 29, uma exposição de arte sacra terá início na Universidade Católica de Pernambuco, no Paço Alfândega e na Estação Central do Metrô do Recife. A exposição vai mostrar peças raras, como o cálice doado pela princesa Isabel ao 1º arcebispo de Olinda. No dia 1º haverá lançamento de selo e de revista comemorativa, com colaboração de professores do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP (você pode ler a revista clicando aqui). No dia 5 terá missa e show no Marco Zero do Recife.

De acordo com dom Fernando Saburido, a ideia da festa é integrar as dioceses do Estado e por a Igreja de Olinda e Recife em estado permanente de missão. "Será uma celebração alegre que tem como meta principal articular mais as dioceses da província de Pernambuco, fazendo um trabalho em conjunto. Além de dinamizar mais a missão da arquidioce. Ninguém pode ser católico e ficar indiferente ao chamado da Igreja. Agora é o momento de louvor e integração para sairmos de lá bem dispostos para anunciar o Reino de Deus", afirmou o arcebispo do Recife no blog da AOR.

PROGRAMAÇÃO

Dia 27 de novembro
19h - Santa Missa na Sé de Olinda, Igreja Catedral. Apresentação da Orquestra Criança Cidadã.

Dia 29 de novembro
18h - Abertura da Exposição de Arte Sacra da AOR: “100 anos de missão a serviço da vida”, no Paço Alfândega, Bairro do Recife.

Dia 01 de dezembro
10h - Lançamento do selo comemorativo e da edição especial da Revista Comemorativa, na Cúria Metropolitana - Palácio dos Manguinhos.
16h - Entrega do Título de Cidadão Recifense ao Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, OSB, na Câmara Municipal do Recife, Bairro da Boa Vista.

Dia 05 de dezembro
12h - Repicar dos sinos de todas as igrejas do Estado de Pernambuco.
16h - Acolhida dos fiéis e animação no Marco Zero.
17h - Solene concelebração eucarística presidida pelo Núncio Apóstolico no Brasil e concelebrada por Dom Fernando Saburido e demais religiosos – cortejo litúrgico saindo da Madre de Deus.
20h - Momento artístico-cultural com o Pe. Reginaldo Manzotti, Fafá de Belém e Geraldinho Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!