25 de out. de 2010

EDUCAÇÃO PARA O DIÁLOGO

XVI Assembleia Nacional do Diálogo Católico-Judaico
V Encontro Inter-Religioso de Diálogo e Educação para a Paz – Educ-Ação
24 e 25 de outubro de 2010
Associação Religiosa Israelita do Rio-ARI-RJ e PUC-Rio

A realização da Assembleia do Diálogo Católico-Judaico, no Rio de Janeiro, lembra os 45 anos de publicação da Declaração Nostra Aetate do Concílio Vaticano II. Junto com a Assembleia, ocorre igualmente o quinto encontro Educ-Ação, seminário anual da Fraternidade Cristão-Judaica, que nasceu como reunião informal de pessoas que acreditam no diálogo entre fés diversas, evoluiu para grupos de palestras endereçadas a professores de Ensino Religioso da Rede Pública, desembocou na troca de informações entre escolas judaicas e católicas e hoje, já consolidada pelo encontro anual de Educ-Ação, busca construir uma sociedade sem ódios nem preconceitos.

A programação da Assembléia (veja aqui) destaca-se pela celebração inter-religiosa no dia 24 - na sinagoga da ARI (Rua General Severiano, 170) - unindo clérigos dos ritos judaico, católico, ortodoxo, protestante, muçulmano, candomblé, umbanda, bahai, budista e espírita. A noite cultural, com jantar festivo, tem a apresentação de músicas africanas, judaicas e ciganas. Ética, o destino das religiões no século XXI, o desafio de conviver em harmonia entre diferentes, são alguns dos temas abordados, com honestidade e transparência, pelos palestrantes, ao longo do dia 25, no Auditório B8, Ed. Frings, na PUC-Rio (R. Marques de São Vicente, 225 - Gávea). O evento conta, na coordenação, com nossa ex-estudante da UNICAP, Franci Ronsi, que agora está se doutorando na PUC, justamente com uma tese sobre o diálogo inter-religioso.

Mais fotos aqui.
O programa do Encontro propriamente dito, de Diálogo e Educação para a Paz, no dia 25, extravasa as fronteiras do Estado do Rio ao proporcionar aos participantes videoconferência com acadêmicos da Unisinos e Unicap, voltados para a questão do Diálogo. Das 10h30 às 12h (horário de verão), mediado pelo Pe. Jesus Hortal, SJ, com o tema  “Visão e fundamentos da Educação para o Diálogo”, ocorre uma Videoconferência com o prof. Gilbraz Aragão, da UNICAP, e o prof. Irmão Inácio José Spohr, da UNISINOS, além das profas. Maria Teresa Cardoso e Sonia Kramer, da PUC-Rio. O Debate também será transmitido ao vivo na Internet pelo Portal PUC-Rio Digital, onde poderá ser visto integralmente como vídeo depois. É a Universidade Católica de Pernambuco presente nas redes virtuais que começam a cruzar as ciências a serviço da maior compreensão entre as pessoas, com suas tradições religiosas!

Assista as conferências do encontro (formato Windows Media):
Visão e fundamentos da educação para o diálogo (com Gilbraz e Spohr)
Educação, Famílias e Rituais, acertos e desacertos do diálogo
Diálogo Inter-Religioso, Sua Contribuição para uma Educação para a Paz (com Franci Ronsi)
Escolas, de mão dadas, na construção de um sociedade mais justa

Veja notícias relacionadas em nosso blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!