8 de set. de 2010

VIDA EM PRIMEIRO LUGAR



Veja álbum
de fotos aqui.





Na manhã de 07 de setembro, no Recife, aconteceu a 16ª edição do Grito dos Excluídos. Uma manifestação de simbolismo profético, que reúne entidades religiosas e diversas organizações não governamentais em prol dos excluídos da sociedade. O tema deste ano foi "Vida em primeiro lugar: Onde estão nossos direitos? Vamos às ruas para construir um projeto popular".

A Caminhada teve início na Praça Oswaldo Cruz, bairro Boa Vista. O grupo atravessou toda a avenida Conde da Boa Vista até o largo da Igreja do Carmo, na Avenida Dantas Barreto, bairro de Santo Antônio. No percurso foi colhido assinaturas dos participantes em favor do Plebiscito para limitar a propriedade da terra, que será enviado ao Fórum Nacional de Reforma Agrária e Justiça no Campo. Dois trio-elétricos acompanharam o movimento, com palavras de incentivo e música popular com letras a favor do excluído e marginalizado da sociedade.

O Ato é um movimento ecumênico, em favor da vida. Na abertura falou o pastor José Marques da Igreja Batista, enfatizando os desfavorecidos da sociedade e a luta pela verdadeira democracia. Em seguida o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido falou aos presentes sobre a importância do movimento, e lembrou que o evento surgiu em conjunto com a Campanha da Fraternidade. Dom Fernando além de falar no início do evento, caminhou todo o percurso ao lado da população. Para conhecer toda a história do movimento, acesse o site Grito dos Excluídos.

Fotos e texto: Alex Fajardo
Mestrando em Ciências da Religião na UMESP, realizando intercâmbio em nosso Mestrado na UNICAP. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Tem experiência na área de Teologia, com ênfase em eclesiologia e comunicação. Veja aqui o blog do Alex!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!