29 de set. de 2010

PROFESSOR FALA DE DOM HELDER NA ITÁLIA

Por Tifanny Valente, no Boletim UNICAP.
O coordenador do curso de História e professor do Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, Prof Dr. Luiz Carlos Luz Marques, fará, no dia 25 de outubro, na Itália, seminário sobre os resultados, até agora, do projeto internacional de publicação das Obras Completas de Dom Helder Camara, o qual coordenou até 2009. O convite para a participação do professor Luiz Carlos no seminário partiu da Alta Scuola Europea di Scienze Religiose Giuseppe Alberigo, da Fondazione Per Le Scienze Religiose Giovanni XXIII, ligada à Universidade de Bolonha.

Entre os dias 28 e 30 de outubro, o coordenador do curso de História da Unicap participará do VII Convegno Internazionale da AISSCA/Hagiography Society, intitulado Agiografia e Culture Popolari, que ocorrerá em Verona, no Departamento de Artrs, História e Sociedade da Università Degli Studi. No dia 30, às 9h, ele apresentará o paper intitulado La “canonizzazione” di Dom Helder nella letteratura popolare del Nord-Est Orientale del Brasile.

Concluindo sua viagem à Itália, o professor Luiz Carlos irá a Veneza, onde, entre os dias 3 e 5 de novembro, ministrará minicurso intitulado Vaticano II: la Conferenza Episcopale Brasiliana, Mons. Helder Camara e l’Ecumenismo, no Istituto Di Studi Ecumenici San Bernardino, com o qual o Mestrado em Ciências da Religião da Unicap tem um acordo de cooperação científica.

O prof. Luiz Carlos Luz Marques é Doutor em História das Religiões pela Università degli Studi, Bologna (1998). Professor Assistente III da Universidade Católica de Pernambuco, membro do colegiado do Mestrado em Ciências da Religião. Coordenador do Curso de Licenciatura em História, da mesma Universidade. Organizou e coordenou, entre 2002 e 2009, o projeto internacional de publicação das Obras Completas de Dom Helder Camara, em nome do Instituto Dom Helder Camara do Recife. É ligado às seguintes instituições de pesquisa no exterior: Centro per l'Ecumenismo in Italia, Istituto per le Scienze Religiose di Bologna, Associazione Italiana per lo Studio della Santità, dei Culti e dell'Agiografia. Dedica-se especialmente aos seguintes temas: Igreja católica, hagiografia crítica, Concílio Vaticano II, Dom Helder Camara, igrejas e movimentos religiosos no Brasil do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!