29 de jul. de 2010

APROXIMAÇÃO ÀS CIÊNCIAS DA RELIGIÃO


Curso Preparatório para o Mestrado

O estudo das religiões descortina coisas sagradas e desmascara o que é profano - apesar das aparências! Em outubro vamos começar, pela internet e gratuitamente, para as quinze primeiras pessoas que se inscreverem, um treinamento que irá favorecer a iniciação ao campo epistemológico dos estudos sobre o fenômeno religioso. Trata-se de um curso aberto, através do TELEDUC, de Aproximação às Ciências da Religião, destinado aos candidatos interessados no nosso Mestrado. Nele será possível acessar textos e audiovisuais de apresentação à nossa área de estudos, além de interagir mais ativamente com os colegas e de contar com guias de pesquisa em sites e bibliotecas na rede mundial de computadores. Com isso o candidato pode discernir melhor a sua área de interesse, além de se preparar para o nosso processo seletivo do final do ano.

Desse modo, além das disciplinas isoladas e seminários abertos oferecidos aos alunos especiais, além das atividades de extensão abertas ao público interessado, os candidatos ao nosso Mestrado poderão contar a partir de agora com mais um espaço, virtual, para nivelamento da turma e iniciação às Ciências da Religião. De fato, o campo de conhecimento da gente é interdisciplinar e recebe colaborações teóricas (e estudantes) das áreas de História e de Hermenêutica, dos cursos de Sociologia, Antropologia e Psicologia, bem como de Filosofia, Linguística e Teologia, entre outros – exigindo, contudo, que tais aportes metodológicos sejam redimensionados epistemologicamente com base na comparação empírica dos fatos e na busca hermenêutica de significados, através de uma lógica dialogal (as Ciências da Religião se articulam em torno da cultura epistemológica das controvérsias).

"Jesus" no carnaval de Olinda
O espaço propedêutico que estamos criando visa, assim, a socialização das questões comuns e dos conceitos fundamentais do nosso curso, para o público de formação heterogênea que chega a um Mestrado interdisciplinar. Se você tem interesse, portanto, em cursar o Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP – ou conhece alguém que o deseja – não deve perder a oportunidade de adquirir um vocabulário básico e de inteirar-se dessa gramática da nossa área de conhecimento e pesquisa. Participe desse treinamento, que ocorrerá no mês de outubro vindouro, na forma de estudo dirigido (a pessoa faz o seu horário para estudar), inteiramente pela internet e de graça. Uma festa! 

As inscrições já estão abertas aqui.

Um comentário:

  1. Meu nome é Sandro Rogério, trabalho como professor de Religião e Filosofia e sou graduado em Teologia. Pretendo me apresentar para a Seleção no Mestrado em Ciência da Religião.Na vida Pastoral estou servindo como Vigário-paroquial da Catedral de Palmares-PE.
    Grande abraço e parabéns pela iniciativa dessa preparação.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!