18 de mai. de 2010

PINTURA RELIGIOSA

A Criação de Adão, Michelangelo, Wikimedia.
A Capela Sistina é uma capela situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É famosa pela sua arquitetura, inspirada no Templo de Salomão do Antigo Testamento, e sua decoração em afrescos, pintados pelos maiores artistas da Renascença, incluindo Michelangelo, Raphael, Bernini e Sandro Botticelli.

A capela tem o seu nome em homenagem ao Papa Sisto IV, que a restaurou e, em 15 de agosto de 1483, celebrou a primeira missa em honra a Nossa Senhora da Assunção. Desde essa época, a capela serviu como um lugar tanto para atos religiosos, como para atividades papais. Hoje é o local onde se realiza o conclave, o processo pelo qual um novo Papa é escolhido.

No tour artístico, que aqui compartilhamos, da Web Gallery of Art, a Capela Sistina é mostrada em imagens de grande resolução, apresentando os afrescos de teto pintados por Michelangelo entre 1508 e 1512; O Último Julgamento, o maior afresco único criado no século XVI, também por Michelangelo, entre 1535 e 1541; e os afrescos nas paredes laterais, pintadas por diferentes artistas, principalmente florentinos, no século XV.

Visite a Capela Sistina aqui.
Faça também uma visita em 360º à Capela Sistina aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!