2 de dez. de 2009

CICLO NATALINO NO RECIFE


A abertura do Ciclo Natalino, que este ano homenageia Dom Hélder Câmara, será dia 13 de dezembro, no Marco Zero, com apresentação da Orquestra Sinfônica do Recife. A partir deste dia, apresentações multiculturais gratuitas ocorrerão em nove polos de animação (Pátio de São Pedro, Arsenal, Sítio Trindade, Nascedouro de Peixinhos, Marco Zero, Brasília Teimosa, Moeda, Morro da Conceição, Ibura), além dos doze polos comunitários espalhados pela cidade. O Programa Multicultural da Prefeitura vai percorrer as comunidades, realizando oficinas de construção de presépios com material reciclado e motivando a população para participar ativamente da decoração dos polos. Além disso, destacamos:

Seminário - Três tardes dedicadas à vida e obra do homem que marcou a história por suas lutas contra as injustiças e por sua mística cristã encarnada. Para discutir sobre a importância e as ressonâncias do pensamento e das ações do Dom, a Fundação de Cultura Cidade do Recife promove o seminário Helder - o homem, o dom, o revolucionário - voz, ideias e ações. Acontece de 1 a 3 de dezembro, das 14h às 18h, no auditório da Livraria Cultura, Paço Alfândega. Inscrições gratuitas.

Exposição - Caminhos da Utopia Partilhada é o tema da exposição em homenagem a Dom Helder que fica em cartaz na Casa do Carnaval, do Pátio de São Pedro, do dia 11 de dezembro ao dia 15 de janeiro. A mostra conta com elementos iconográficos, textuais e fonográficos sobre o homenageado. A abertura acontecerá às 19h do próximo dia 11, com coquetel para o público.

Cortejo de pastoris - No dia 19 de dezembro um animado cortejo, composto por mais de 20 pastoris, sai da Praça Maciel Pinheiro, seguindo pela Rua Nova, Praça do Diário, Duque de Caxias e chegando ao Pátio de São Pedro. A concentração começa às 17h.

Baile do Menino Deus - O tradicional espetáculo natalino de Ronaldo Correia de Brito, Assis Lima e Antônio Madureira, volta ao seu mais belo palco: o Marco Zero. Dessa vez, a praça receberá os personagens do baile em cinco noites consecutivas, de 20 a 25 de dezembro.

Queima da Lapinha - A cerimônia que encerra oficialmente o Ciclo Natalino acontece no dia 6 de janeiro, no Pátio de São Pedro e no Sítio Trindade. A Queima da Lapinha é uma antiga tradição em que todas as manifestações do Ciclo Natalino como reisado, bumba meu boi, pastoril, além de blocos, orquestras de frevo e passistas se unem para o ritual de passagem que dará início a outro ciclo cultural: o Carnaval. Diz-se que a folia de Momo começa quando a última pontinha de avenca da Lapinha é queimada.

Mais informações pelos telefones 3232.8048 e 9488.6547

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!