5 de out. de 2009

REFORMA E CALVINISMO


Há alguns anos o professor Riccardo Burigana faz parte do colegiado do Mestrado em Ciências da Religião da nossa Universidade, como professor colaborador. Já havia realizado um seminário sobre a história da Reforma do século XVI e o sucesso de suas lições anteriores o trouxe novamente, nos dias 2 e 3 de outubro, para um seminário, que contou com o apoio do nosso docente Luiz Carlos Marques na tradução, sobre “A reforma protestante e o calvinismo: nos quinhentos anos de nascimento de Calvino".

O professor Burigana realizou o seminário com rigor científico e estilo brilhante, que foram muito apreciados pelos alunos e professores do mestrado, além do que Burigana enriqueceu as suas preleções invocando o atual diálogo entre as igrejas e as tradições cristãs e relacionando os seus (des)caminhos com os fatos vivenciados em torno dos movimentos religiosos de Lutero, Zwinglio e Calvino. Demonstrou, portanto, o quão importante é o estudo do século XVI para a compreensão das encruzilhadas do ecumenismo.

O professor Riccardo Burigana, nascido em Florença, Itália, é doutor em Ciências Históricas pela Universidade de San Marino (Università degli Studi della Repubblica di San Marino), com a tese "L'Università di Wittenberg tra Lutero e Melantone (1502-1560): nuovo magistero e disciplinamento nella Riforma", sob orientação do Prof. Dr. Paolo Prodi, da Universidade de Bolonha. Dirige o Centro per l'Ecumenismo in Italia, sediado em Veneza. É professor do Instituto di Studi Ecumenici San Bernardino di Venezia (associado à Faculdade de Teologia da Pontificia Università Antonianum de Roma), desde 2004, lecionando as disciplinas História da Igreja e História do Movimento Ecumênico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!