17 de out. de 2009

MÉTODOS, RELIGIÕES E CIÊNCIAS

Nosso Mestrado recebeu o Prof. Dr. Jung Mo Sung, nestes dias 16 e 17 de outubro, para um Seminário sobre "Métodos, Religiões e Ciências". A discussão girou em torno do Pós-colonialismo, que é um conjunto de teorias que analisa os efeitos políticos e filosóficos deixados pelo projeto colonial em países como o nosso. A teoria Pós-colonial tornou-se parte dos recursos críticos nos anos 1970 e o livro Orientalism, de Edward Said, é tido como a obra fundadora.

O Prof. Jung demonstrou que há, hoje, um consenso quase geral de que não é possível produzir um conhecimento “puro”, sem nenhuma influência do lugar dos sujeitos da produção do conhecimento e da perspectiva assumida por esses em relação ao seu objeto de estudo. Há autores que defendem a tese de que o próprio projeto de construir conceitos universais está ligado ao projeto de impor sobre o mundo uma história local como a história universal e impor uma cultura particular como “a” cultura, como critério de humanidade.

Isto é, as ciências, especialmente sociais e humanas, que têm o plano de elaborar conceitos universais que explicariam fenômenos sociais e culturais de toda humanidade, estariam intimamente ligadas ao esquema de expansão e dominação da Europa Ocidental (depois também dos Estados Unidos) em todo o mundo. Você pode acessar aqui alguns textos que subsidiam tal argumentação.

As Ciências da Religião, inclusive, não escaparam desse projeto “universal”. A pergunta que se colocou, então, e que norteou os debates no seminário, foi: se o lugar social e epistemológico dos estudiosos tem influência sobre a produção do conhecimento, é necessário e possível a elaboração de conceitos e teorias que assumam explicitamente o lugar geográfico, social e epistemológico, do “Sul” (dos pobres e das "outras" culturas), na análise e interpretação do fenômeno religioso e do seu papel na sociedade?! As discussões foram muito provocativas e levarão, certamente, ao redimensionamento dos projetos de pesquisa de estudantes e professores que participaram.

O Prof. Jung Mo Sung é graduado em Filosofia e Teologia, tem doutorado em Ciências da Religião e pós-doutorado em Educação. É professor titular da Universidade Metodista de São Paulo, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. Tem experiência na área de Ciências da Religião e Teologia, com ênfase em Religião e educação para solidariedade e na Crítica teológica à economia política. Na tarde do sábado, ele ainda proferiu palestra e fez debate com animadores de pastoral, na sede da CNBB-NE II, sobre "O 'reinado' que acontece no amor solidário aos pobres".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!