14 de out. de 2009

ESTUDOS SOBRE ETNICIDADE


A III Jornada de Estudos sobre Etnicidade de Pernambuco acontece nos dias 4, 5 e 6 de novembro, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Campus Recife da UFPE. A programação traz mesas-redondas, grupos de trabalho, fórum de pesquisas e mostra de filmes. A realização do evento é do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), com promoção do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPE.

A conferência de abertura será às 16h30 do dia 4, com o tema “Etnicidade Moderna e Pós-Moderna: sobre Políticas, Turismo e o Poder da Identidade”, com o professor Thomas H. Eriksen, da University of Oslo. No segundo dia da Jornada, a partir das 8h, estão programadas as mesas-redondas “Teorias da Etnicidade e a Produção Antropológica Contemporânea” e “Autonomias e Movimentos Étnicos”. Os grupos de trabalho também serão apresentados, além da mostra de filmes organizada pelo Laboratório de Antropologia Visual.

No dia 6, a partir das 8h, acontecem o Fórum de Discussão de Pesquisas sobre Etnicidade e as mesas-redondas “Quilombolas e a Construção de Identidades Sociais” e “Etnicidade e Debates sobre a Intolerância”. Fechando a programação, a plenária final apresentará as discussões dos grupos de trabalho.

Os interessados em participar da III Jornada de Estudos sobre Etnicidade de Pernambuco podem se inscrever através do e-mail nepe@ufpe.br, informando nome, CPF, instituição, curso, o grupo de trabalho que gostaria de participar e o resumo para o grupo de trabalho. O investimento é de R$ 10, que podem ser pagos no primeiro dia do evento. O resumo para apresentação em um grupo de trabalho deve ter até 900 caracteres. Todos os resumos enviados serão publicados no caderno de resumos (com ISBN). O prazo vai até o dia 15 de outubro. É preciso informar o nome completo, filiação institucional, e-mail e telefone para contato. O resumo também pode ser enviado para o endereço secretaria.nepe@gmail.com.

Já para participar do Fórum de Pesquisas sobre Etnicidade, é preciso enviar um resumo e um expandido, com 900 e 9.000 caracteres, respectivamente, até o dia 13 de outubro. Serão selecionados apenas sete projetos de pesquisa para o debate do dia 6 de novembro. Os interessados devem enviar o material para o e-mail carmensllucia@gmail.com.

Outras informacões clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!