24 de set. de 2009

ESCOLA CONFESSIONAL E PLURALISMO RELIGIOSO


PROGRAMA DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
DEFESA DE DISSERTAÇÃO

MESTRANDO
GILMAR FRANCISCO ARAÚJO

TÍTULO
“O ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA CONFESSIONAL CATÓLICA FRENTE AO PLURALISMO RELIGIOSO”

Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender o Ensino Religioso em Escolas Confessionais Católicas, como espaço para reler o fenômeno religioso no contexto sócio-cultural, respeitando e valorizando a diversidade religiosa presente na sociedade brasileira. E diagnosticar como os jovens, de classe média, alunos do ensino médio destas escolas, avaliam essa disciplina. Pretende-se, ainda, conhecer o discurso do educador, que precisa ser sensível à pluralidade e consciente da complexidade sociocultural da questão religiosa, garantindo a liberdade do educando, sem proselitismo e /ou catequização, respeitando sua identidade confessional católica. Com o resultado, esperamos contribuir com dados informativos, reflexões e estratégias que possam sensibilizar não só os alunos e professores do Ensino Religioso, mas a toda Comunidade Educativa e à sociedade, de que o Ensino Religioso deve valorizar a diversidade cultural-religiosa presente na sociedade brasileira, despertando o potencial presente em cada educando e motivando-os para a dimensão da religiosidade. A amplitude e relevância deste trabalho abrangem a todos que acreditam que contemplar a dimensão religiosa do ser humano na atualidade é pensar numa educação de qualidade.
Palavras-chave: Ensino Religioso; pluralismo religioso; diálogo inter-religioso; religiosidade juvenil.

Dia: 29/09/2009
Hora: (alterada para) 15h
Local: Anfiteatro - 3º andar do Bloco G4

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Luiz Alencar Libório
Prof. Dr. Antônio Raimundo Sousa Mota
Profª Drª Maria da Conceição Bizerra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!