9 de jul. de 2009

CENTRO DE ESTUDOS DAS TRADIÇÕES DE SABEDORIA


Você acha que é possível se desenvolver espiritualidade sem o cultivo de religiosidade? Tem um pessoal, sobretudo na Europa, que tenta esse exercício! Um exemplo é o CETR, que fica em Barcelona, na Espanha. Ele organiza estudos e publicações, congressos e cursos, procurando traduzir a sabedoria espiritual das grandes tradições religiosas para uma linguagem de cultura pós-religiosa.
.
Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, cuja origem é um grupo de pessoas interessadas no fato religioso em meio às transformações culturais profundas das sociedades contemporâneas. Segundo os seus estudos, a história não acabou com a dinâmica das religiões nem com a necessidade religiosa. Assistimos à mundialização do fenômeno religioso, mas no quadro de uma convergência de preocupações com a condição humana e com a sustentabilidade cósmica. Não é mais possível aceitar a religião em sua forma tradicional, que é a da heteronomia, baseada em magistérios “ex cathedra”, inadmissíveis desde que a modernidade fundou a liberdade da razão. Mas convém meditá-la em seu conteúdo, enquanto mensagem de amor...

Para saber mais:

Veja aqui informações sobre o livro Hacia una espiritualidad laica, de Maria Corbi, Ed. Herder. Veja aqui como adquirir a tradução do livro em português, Ed. Paulus.
Escute
aqui conferências do seminário La religión en la sociedad y cultura actuales frente a la globalización.
Baixe
aqui textos digitais, entre eles o livro La espiritualidad como cualidad humana y su cultivo en una sociedad laica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!