24 de jun. de 2009

ESCUTE ESPIRITUALIDADE CRISTÃ INTEGRAL

.
Você conhece evangélicos que se deixam inspirar por Mestre Eckhart, Thomas Merton, Inácio de Loyola e outros místicos, não somente cristãos?! Pois eles existem, a despeito de tudo! O misticismo clássico foi praticamente desconhecido nos círculos evangélicos até que, em 1978, o ministro quacre americano Richard J. Foster publicou sua obra “Celebração da disciplina: o caminho do crescimento espiritual”. Elogiado pela Christianity Today como um dos dez melhores livros do Século 20 e votado pelos leitores dessa revista como o terceiro livro mais influente depois da Bíblia, “Celebração da Disciplina” tem escancarado aos evangélicos as portas da compreensão da espiritualidade.

Em outro livro, “Streams of living Waters”, de 2001, Foster ampliou a sua busca por uma visão integral da espiritualidade cristã, sistematizando seis tradições – ou dimensões – que constituem a espiritualidade (em cada uma dá um exemplo histórico, um bíblico e um exemplo contemporâneo, fala sobre os perigos e os pontos fortes de cada tradição): contemplativa (lembra Antônio do Egito, estuda João e apresenta Frank Laubach), de santidade (apresenta Phoebe Palmer, estuda Tiago e traz a história de Dietrich Bonhoeffer), carismática (traz São Francisco de Assis, estuda Paulo e apresenta a história de William J. Seymour e o avivamento da Azusa Street), da justiça social (traz John Woolman, um bom insight do profeta Amós e a história de Dorothy Day), evangelical (traz Santo Agostinho, estuda a vida de Pedro e apresenta a história de Billy Graham) e sacramental (com Suzana Wesley, mãe de John Wesley, medita sobre a história de Aoliabe, um dos responsáveis pela construção dos móveis do tabernáculo, e apresenta a história de Dag Hammarskjold, ex-secretário da ONU).

Fruto dessa teorização teve início a partir dos Estados Unidos um movimento chamado Renovare, voltado para a renovação da Igreja através da formação espiritual. Esse ministério chegou ao Brasil e baseia-se na criação de pequenos grupos de estudo e vivência. Além dos encontros e da literatura, eles promovem formação on-line, dentre as quais se destaca o Podcast: um blog sonoro onde você pode escutar (ou baixar para escutar em aparelhos de MP3) as mensagens semanais sobre espiritualidade, em suas múltiplas conexões. Se você ouvir algum irmão evangélico falando dos exercícios de Santo Inácio aí pelos corredores, tá explicado!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!