22 de abr de 2009

CULTURAS INDÍGENAS NO CURRÍCULO ESCOLAR


Dentro das comemorações pelo Dia Nacional do Índio, o Laboratório e o Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco vão promover um debate sobre Povos e Culturas Indígenas no currículo escolar. O Prof. Dr. Edson Silva, amigo nosso da UFPE, fará uma palestra sobre a Lei Nº11465/08, que tornou obrigatório o ensino da cultura e história indígenas nos currículos escolares do Brasil. A palestra ocorre nesta quarta-feira (22), às 19h, no auditório G 2, localizado no 1º andar do bloco G. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4192. Veja aqui artigo de Edson sobre o tema.

Quem tem interesse pelo tema já deve agendar também a sessão do nosso Fórum Inter-religioso do dia 8 de junho (17h, no auditório do CTCH, 1º andar do bloco B), quando os Xucurus da Serra do Ororubá irão apresentar a sua Pajelança e poderemos aprender sobre a renovação de um outro antigo caminho de acesso ao sagrado, através dos Encantados das matas nordestinas.

Para saber mais sobre as culturas e religiosidades indígenas:

· Comissão Pró-Yanomami: http://www.proyanomami.org.br/ Em defesa do povo yanomami
· Conselho Indigenista Missionário/Cimi: http://www.cimi.org.br/ Inovação da pastoral junto aos povos indígenas
· Funai- Fundação Nacional do Índio: http://www.funai.gov.br/ Informações sobre a política indigenista do Governo Brasileiro
· Índios Guarani: http://www.paraty.com.br/guarani.htm Retrato e história de uma aldeia
· Instituto Socioambiental: http://www.socioambiental.org/ Sobre os povos indígenas no Brasil
. Línguas Indígenas: http://treinamento.folhasp.com.br/linguasdobrasil/ Sobre ameaças culturais
· Mapuche - Fundação Rehue: http://www.xs4all.nl/~rehue/ Página do Povo Mapuche
· Museu do Índio: http://www.museudoindio.org.br/ Informações oficiais
. Museu Virtual: http://www.ufpe.br/carlosestevao/index.php Coleção etnográfica em Pernambuco
· O Mundo Maya: http://www.mesoweb.com/#espanol Meso-América: O mundo maya
. Retomada Indígena: http://www2.uol.com.br/JC/sites/indios/ Caderno especial JC/FUNDAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!