11 de jan. de 2014

RELIGIÕES AFRO NO PALCO

(Com texto da Revista da Cultura e foto de divulgação de Samuel Santos)
O candomblé e a umbanda são religiões que floresceram no Nordeste. Os rituais de origem africana foram se incorporando nos ritos indígenas e da religião católica, dando origem a tradições de fé tão populares quanto discriminadas. Mas a arte está abrindo espaço pros Terreiros...

"... O Poste de Soluções Luminosas é um grupo de teatro recifense que baseia sua pesquisa nessas práticas espirituais. “Primeiro, fazemos uma pesquisa de campo, em que vamos aos terreiros, aos centros e, além de conversarmos com os pais de santo, observamos essa coisa do corpo dos orixás, das incorporações desses filhos de santo”, conta Samuel Santos, diretor do grupo. Nesse trabalho, o grupo identifica onde se encontram centros de energia do movimento, o corpo que se dilata, que se transforma em outro. “O ator tem um pouco disso: ele se transforma em outra pessoa por meio de seu corpo e de seu sentimento”, relata.

Em O anjo negro, de Nelson Rodrigues, última produção do grupo, que faz sua estreia nacional no Janeiro de Grandes Espetáculos, dias 15 e 16, o corpo do ator se transfigura por meio das referências dos orixás. Virginia, a Branca Virginia, personagem principal, é um orixá, uma pombagira. “Nós trabalhamos isso não de uma forma tão explícita, mas pegando elementos que caracterizam o orixá, no caso, o exu da pombagira”, acrescenta. Esses elementos compõem o corpo da personagem, as expressões, os movimentos e a sonoridade vocal, além do figurino, também inspirados pela pesquisa com os orixás.

O Negro Ismael tranca sua esposa, Branca Virgínia, dentro de casa. Ele é o único detentor das chaves dos aposentos e da porta para a rua. Virgínia nunca sai. “Isso tem muita relação com o Exu Tranca-Rua, justamente o exu mensageiro entre as duas portas: dos homens e dos orixás.” Da mesma linha de exus fazem parte os coveiros, que bebem durante o espetáculo todo. “A gente traz esse imaginário, a relação dessas personagens de dentro da umbanda e do candomblé, para o palco.”".

Saiba mais do Anjo Negro por aqui.

Veja também outros espetáculos
 de interesse dos estudiosos das religiões,
no Janeiro de Grandes Espetáculos no Recife:

Um comentário:

  1. Há controvérsias na fala do ator... Ele misturou EXÚ dos Orixás com EXÚ da Jurema...
    Cláudia d'Oxum

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!