16 de jan. de 2014

FELICIDADE!




Atenção: este blog, o "CRUnicap", será descontinuado a partir de hoje, no dia do seu 5º aniversário. Foi o primeiro ciber-bloco de crônicas e noticias, o primeiro blog, vinculado à Universidade Católica de Pernambuco (veja essa história por aqui) e constitui o primeiro (e talvez o mais importante, há, há!) intento relacionado à minha tarefa de coordenação do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP - que ontem se findou. Hoje já me dedico a um novo desafio e o colega Newton Cabral assume a missão, com os nossos melhores augúrios!

Não é um triste fim, porque com certeza o blog ajudou a atrair e integrar estudantes de todo o Nordeste e até do Norte para o nosso campus, dando origem a uma plataforma de serviços virtuais de extensão do nosso Programa de Pós-graduação para o Recife e região. Ajudou também no reconhecimento da consolidação do nosso Curso pela avaliação da CAPES, o que enseja o lançamento do Doutorado em Ciências da Religião este ano e a ampliação da área de estudos da religião na UNICAP - e tudo isso exige agora um espaço mais sofisticado e bem desenvolvido na Internet, um portal linkando os cursos nos vários níveis, usando mais o estilo de videolog do que de blog, e reproduzindo as crônicas e reflexões dos sites de professores e estudantes em uma caixa randomizada, mais comunitária...

Mas certamente as reflexões militantes ensaiadas neste mural despretensioso também já ajudaram na consideração da nossa candidatura ao Comitê de Religiões da República e tudo o mais. Com efeito, no último ano o blog recebeu em média 15 mil visualizações de páginas mensais e alcançou mais de 160 assinantes fidelizados. No total, o histórico de visualização de páginas do blog ultrapassou 364 mil acessos, sobre 2.211 publicações realizadas. Agradeço aos leitores e comentadores de nossas postagens, inclusive de outras cidades e países, sem os quais não teríamos chegado até aqui, com o sentimento de um trabalho frutuoso.

O balanço final do blog é mesmo de contentamento, porque ele conseguiu convencer os outros Programas de Pós da Universidade a criarem os seus blocos de notícia e a própria Pós-Graduação da UNICAP hoje tem o seu blog (veja aqui). Ademais, o nosso blog ganhou replicações em comunidades nas principais redes sociais da Internet, desdobrou-se em um ambiente virtual de suporte às aulas do Mestrado e animou as nossas revistas e publicações a se colocarem na Internet (veja aqui), estimulou professores e inclusive estudantes a lançarem os seus próprios espaços virtuais. Além disso, os nossos Grupos de Pesquisa (Cristianismo e InterpretaçõesReligiões, Identidades e DiálogosHistória, Religião, Cultura e Sociedade) e alguns Grupos de Estudo (Observatório das Religiões e Núcleo José Comblin) criaram igualmente os seus sites.

Enfim, não se trata bem do fim do blog, mas da sua multiplicação: nesses outros espaços e no portal que está por vir. Se fosse o fim, eu iria evocar uma tirada de Vladimir Maiakovsky, que gostaria de tomar como o meu próprio epitáfio: "Dizem que em algum lugar, parece que no Brasil, existe um homem feliz". Mas como é, em verdade, uma multiplicação, serei menos trágico e me despeço aqui com a música acima, na qual Marcelo Jeneci (com Laura Lavieri) regressa à terra dos antepassados (o clipe é gravado no interior de Pernambuco, em Saíré) para avaliar suas andanças e descobrir que "o futuro tem um coração antigo", como dizia Carlo Levi, e que, para quem cultiva a coragem de se iniciar em outros níveis - também religiosos - da realidade (veja aqui minha experiência), a Felicidade pode ser agora...

Abraços afetuosos,
Gilbraz.

Visite o Site Institucional do Programa de Ciências da Religião.
Aguarde por aqui um novo cantinho de reflexões sobre estudos de religião...

40 comentários:

  1. Um blog que vai fazer muita falta!
    Mailson.

    ResponderExcluir
  2. Já estou com saudades. Gilbraz Aragão, já disse o que vc representa pra mim, e não só pra mim, mas para os inúmeros mestres, e tantos outros estudantes de Ciências da Religião, e áreas relacionadas. Tenho grande carinho e consideração por vc. Obrigado por tudo parceiro e amigo. Abçs. José Roberto.

    ResponderExcluir
  3. O blog deixará saudade... Valeu por tudo grande Gilbraz Aragão!!!
    Carlos Vieira.

    ResponderExcluir
  4. Sorte Gil!
    Barroca.

    ResponderExcluir
  5. A gente nem sempre concorda com o que você diz, Gilbraz. Mas não se pode negar que você é um grande professor, porque usa do possível e do impossível pra provocar discussão e estimmular controvérsia, que é como a ciência progride mesmo. Obrigado por esse espaço que você inventou, e pelo qual a Universidade nem pode lhe pagar, porque ele não tem preço. Vamos sentir saudade e procurar você por outras quebradas! Parabéns ao Curso aí e pelo que você fez por ele! Manoel.

    ResponderExcluir
  6. rapaz, você vai deixar muttos órfãos por todo o nordeste, viu?
    ve se aparece logo em outro espaço e também se esse "espaço mais sofisticado" do curso deslancha mesmo...
    Isaías.

    ResponderExcluir
  7. muito bonito o clipe, felicidade
    Otoniel

    ResponderExcluir
  8. Meu irmão, somente um nordestino arretado feito você pra costurar um negócio cheio de desdobramentos complexos feito esse mural,aparentemente simples. Mas, aqui pelo sul, não conheço ainda nada semelhante e tão interessante, que certamente lhe tomou muitas horas de dedicação - mas que trouxe benefício não somente pro seu Programa, mas também pra toda a área. Admiro sobretudo a oportunidade que esse espaço propiciou, com a sua capacidade de refflexão, de reagir com presteza aos grandes desafios que a área de ciênias da religião enfrentou nesses cinco anos do seu blog, que virou um jornal abalizado pra gente. Obrigado e sucesso nos novos desafios.
    Cláudio.

    ResponderExcluir
  9. Uma pena que o blog crunicap chegou ao fim, mas foi um excelente trabalho. Tem um bom material aí.
    Mailson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olhe, dá pra fazer uma dissertação sobre o blog: quais os temas, quais as discussoes, quais as contradições... é um painel rico desse campo de conhecimento novo, das ciências das religiões, visto da periferia do mundo...

      Excluir
  10. E agora é só dançar na chuva... kkkkkkkkkkk Abraço!!!
    Carlos

    ResponderExcluir
  11. Gil, você escreveu muita coisa forte e bonita por aqui nesses cinco anos: por que não faz uma seleção e publica? Sei que você abomina livros de obviedades sob encomenda e que é um paladino das revistas eletrônicas democráticas e tal, mas pense bem... Podia ser uma publicação online, que traria os posts agrupados por temas... Pense! Jô.

    ResponderExcluir
  12. brigado aí, prof.
    valeu!
    mas não tire tudo do ar, não...
    tem muito material pra pesquisa da gente aqui, tá?
    mesmo não sendo do mestrado de vocês. Letícia.

    ResponderExcluir
  13. Professor e professores, colegas do Mestrado. Eu só vejo nessa notícia motivo de alegria: tudo está se transformando porque está crescendo, como as crisálidas de borboletas. Feliz matamorfose pra gente, parabéns pelo 4 e pelo doutorado!

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo, Gil, poucas vezes vi o que está dando certo parar. Aliás, nem sei se vi realmente. Embora eu seja suspeito de falar, pois, além de tê-lo como amigo, sou seu fã. Esse maravilhoso trabalho não deve cessar, uma vez que tens público (share), frequência, alcance... além de animar, tantas pessoas, com seus conteúdos de esperança, de diálogo, de fé.... A controvérsia do que digo é que tudo que tocas vira ouro.... fazes bem feito.... porém, não precisa começar do zero em outro lugar ou desafio se já existe este espaço e diálogo com seus públicos por aqui. Como o blog é seu, basta dar uma nova direção a partir de agora. Pense nisto! Forte abraço de parabéns e sucesso nos novos desafios.

    ResponderExcluir
  15. QuÊ!!! Como vou ficar sabendo das novidades agora???
    Pois É dançar na chuva quando a chuva vem...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Que venha o crescimento e a prosperidade!

    ResponderExcluir
  17. Mestre, conte com a gente pra esse novo e mais amplo portal, e muito obrigada pelos ensaios que veio desenvolvendo e ensinando a gente a fazer, através desse blog. De fato, quando ele começou não havia nada parecido nem na região nem na área da gente. Mas agora, quem sabe, podemos juntos dar passos ainda mais largos. Como você mesmo diz, ao infinito e além! Marcia.

    ResponderExcluir
  18. Foi muito bom poder estar nas aulas e encontros com os professores, doutores, pessoas de uma alteridade e humanidade irrefutáveis. Este mestrado significou e significa um passo de grande conhecimento e abriu mais a minha visão de mundo para melhor me relacionar com muitas áreas do conhecimento humano. Tem uma importância inestimável para minha carreira como pastor e educador no âmbito geral. Obrigado Deus, e obg meus Profs. e colegas... Dou minhas boas vindas ao Prof e amigo, Dr. Newton Cabral, na coordenação deste maravilhoso mestrado. e ao Prof Gilbraz, agradeço pela pessoa e grande ser humano, de grande alma, no decurso dos meus estudos. Abraço, Valtemir.

    ResponderExcluir
  19. kkkk! Pela minha pouca experiência com blog, acho que quem tá feliz mesmo agora é a tua esposa, a tua família! Vai cuidar mais deles agora. Rose.

    ResponderExcluir
  20. Sou graduado em história, estudante de filosofia e amante da área de teologia. O mestrado em Ciências da Religião veio congregar, pelo menos, todas essas áreas às quais venho me dedicando. Como educador, o curso me trouxe amplitude em minha prática pedagógica e, em se tratando da UNICAP, uma instituição humanística, o conjunto vem me oferecendo ferramentas incríveis na minha relação professor/aluno ou humano/humano. Hoje leciono Ensino Religioso em turmas de Fundamental II e Médio graças ao Mestrado, rompendo com um ensino religioso confessional, respeitando assim sua pluralidade em suas manifestações de fé.
    Anderson Fernando.Mendes.

    ResponderExcluir
  21. Oxe, acabou mesmo? Não, né? Precisamos nos manter em contato!

    ResponderExcluir
  22. Mergulhar nas Ciências da Religião é lançar-se dentro de um universo instigante, misterioso e desafiador, pois o Sagrado extrapola todos os limites existentes nas próprias Religiões e nas Ciências que procuram investigar as manifestações do Sagrado.
    O Mestrado foi um divisor de águas na minha vida profissional e presbiteral, tudo na minha formação de professor e de presbítero Católico foi reformulado, aprofundado e amadurecido através da formação recebida.
    Parabéns pela nota recebida da Capes, esperamos a abertura do Doutorado para continuarmos nossos estudos.
    Grande abraço.
    Sandro Lemos.

    ResponderExcluir
  23. Olá, professor Gil!!!!
    Fiquei muitoooo feliz com a noticia do possível Doutorado e a ainda mais Newton Cabral coordenador do Mestrado. Já sou uma candidata cheia de molas na cabeça KKKKK. Sim, e o Mosaico como ficou? Que venha um novo blog ou site, que ajuda muito a gente que tá longe. Parabéns por todo trabalho realizado à frente do Mestrado: sei que foi desgastante, mas valeu a pena!! Um Abração, Cristina,

    ResponderExcluir
  24. snif, snif, e agora?

    ResponderExcluir
  25. Professor... recentemente, fui atendida em meu pleito (na Secretaria de Educação) para escutar os diferentes grupos religiosos do Fórum Diálogos, na organização dos conteúdos do componente curricular do Ensino Religioso. Isso só foi possível por causa do mestrado da UNICAP. Não esperava ser tão bem aceita numa "universidade católica" num curso que também aborda religiões, no meio de padres, teólogos e católicos, sendo eu espírita, assumidamente kardecista. Estou mais acostumada com críticas sobre o espiritismo (é coisa do demônio, espiritismo não existe...). Quanto às atividades na internet e ao blog do MCR, basta dizer que a maioria das leis sobre Ensino Religioso que tomei conhecimento foi através dele. Tive acesso a livros, artigos, filmes, músicas, danças, conheci outros site (FONAPER, ANPTECRE...), eventos... Espero que o espaço virtual se renove e que o Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP cresça e apareça: é um belo e nobre serviço à nossa comunidade pernambucana.
    Rosália Sousa.

    ResponderExcluir
  26. Meu Deus Gil!!!, e os foruns?
    Nunca mais visitarei a unicap é?
    Beijão e parabéns viu.
    Mazezinha

    ResponderExcluir
  27. Querido Gil,
    Fico feliz e mui grata por tão agradáveis notícias no que concerne ao mestrado em Ciências da Religião: um novo site, para maior nível, doutoral, de estudos. A equipe toda é boa, porém, é do conhecimento de nós todos que você, durante o período em que esteve à frente da coordenação do mesmo, muito se doou, a fim de que as estratégias seguissem seus rumos e diretrizes, e,
    ainda promoveu "N" atividades. Pode dizer como diz S. Paulo: "Combati o bom combate". Sua trajetória não findou, apenas uma preocupação a menos lhe é silenciada, no entanto, crescem outras, devido à liderança que você exerce frente às responsabilidades acadêmicas, e também perante o grupo, porque sei que aí cada um quer ter uma tarefa sempre em consonância com os demais. Quando se aproximar o doutorado, comuniquem. Um beijão, Darci.

    ResponderExcluir
  28. O Mestrado em Ciências da Religião para mim foi o curso que eu fiz com mais alegria do que qualquer curso... Por conta de diversas opções que fiz, quase que por acaso, para a escolha da minha profissão de professor, a melhor maneira de definir e sistematizar meus conhecimentos acerca do trabalho realizado junto às comunidades indígenas, foi realmente nesse Mestrado. Os conteúdos são interdisciplinares e os professores muito dedicados às nossas histórias de vida. E, sobretudo pra quem mora mais longe, o teleduc e o blog ajudam muito na comunicação. Outro dia procurei as opções de doutorado existentes no Brasil que possuem uma linha de pesquisa aproximada daquilo que pretendo fazer em relação ao tema religioso, mas não vi muita opção. Por isso estou muito contente com a notícia do doutorado aí. Obrigado, parabéns e vamos nos rever... Manoel Rabelo.

    ResponderExcluir
  29. Aí: os professores do mestrado vão dar aula no doutorado e vai abrir seleção para dar aula no mestrado, na licenciatura? Estou dentro :) Tenho títulos, produção e experiência como professora de faculdade, além de ter um amplo conhecimento cientifico e empírico sobre as mais variadas religiões, e adoro a Católica e seu povo. Já passei na seleção, finalmente vou dar aula lá, ha, ha!
    ;*
    Karina Oliveira Bezerra

    ResponderExcluir
  30. Parabéns, Gil! sabemos o quanto a partilha e o respeito entre toda equipe das Ciências da Religião, foi essencial. Este é mais um ganho da nossa Unicap: "Na cidade das pontes, uma Universidade sem fronteiras. No coração do Nordeste, uma Universidade comunitária". A caminhada continuará...e você deixa, para todos nós o orgulho de uma excelente coordenação. Parabéns a todos! Em especial ao querido Newton Cabral, nosso novo coordenador. Um abração. Maristela Velozo.

    ResponderExcluir
  31. Olá prof. Gil.
    Parabenizo o programa e vc pelo brilhante trabalho. Estou feliz com a nota 4 porque
    já sonho com o doutorado e com possiveis convenios conosco ((UERN e Faculdade Católica Heitor Sales). Bem vindo prof. Newton Cabral.
    Um abraço Josineide Silveira( UERN- Estadual do RN)

    ResponderExcluir
  32. Alô Gil,
    Parabéns pela nota do curso, pelo seu desempenho na coordenação do curso durante todo esse rico período. Agradeço de todo coração as atenções recebidas, e ao mesmo tempo, parabenizo o Prof Newton, pelo novo desafio, em assumir a coordenação. Li no site a sua despedida e fiquei emocionada, e concordo que realmente o blog ajudou muita gente na reflexão sobre a aplicação das Ciências da Religião na educação. Contem com a gente pra ampliar e renovar esse espaço. Um Xêro, Augusta.

    ResponderExcluir
  33. Professor, o Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP, para mim, representou crescimento acadêmico, além da convivência com pesquisadores de outros importantes programas de pós-graduação do país. O elevado preparo do corpo docente do programa de Ciências da Religião da UNICAP e o tratamento respeitoso e constantes estímulos que nós, mestrandos, sempre recebemos, contribuiu para meu amadurecimento como pesquisador, lapidando as minhas habilidades e ajudando-me a melhorar os métodos de pesquisa, além de ser um ambiente fraterno e propício à boa convivência com pessoas de diferentes credos e pertenças religiosas. Sou grato ao curso e fico feliz com o seu crescimento.
    Alexandre Prazeres.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia prof. Gilbraz,

    Aproveito a oportunidade para desejar um ano novo de realizações e novos caminhos!!!!
    Boa sorte à nova coordenação!!!
    Parabéns pelo trabalho realizado e também muitas felicidades neste novo projeto!!!
    Obrigada pelo apoio e atenção de sempre!

    Grande abraço!!!!!!
    Fabi Santos

    "Deus ao mar o perigo e o abismo deu. Mas nele é que espelhou o céu." FP

    ResponderExcluir
  35. Estimado Gilbraz,

    Com o entusiasmo de sempre, você deu colo, acalanto e mamadeira à criança.
    Claro, você é assim. E a criança, bem cuidada e amada, ganhou voz, fala com autoridade e já é ouvida no mundo. Até na aldeia de onde vim.
    Parabéns. O afastamento diminui o calor, mas não mata o vínculo afetivo. Você é o cara.

    Pedro Lopes

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, prof. Gil,
    Esse mestrado está sendo um presente de Deus para mim. Através dele, hoje eu sei que as ciências da religião existem e são muito importantes para a compreensão da religião em qualquer cultura. Estou amando as disciplinas, as metodologias, principalmente o blog, que nos coloca em contato direto com os colegas e facilitadores, nos mantém antenados com tudo que acontece e ligados à Universidade; A Internet nos proporciona realizar e enviar as atividades em tempo hábil. Nos levou a conhecer uma nova cultura, "a pernambucana" e tantas outras culturas e religiosidades que encontramos nos textos e livros indicados no blog. O material didático, a biblioteca, a relação com os colegas, os eventos, para os quais tem chegado convites... O curso em si nos proporciona conhecimento em todas as áreas, nos abre caminhos, nos conduz à pesquisa. Tem contribuído para meu crescimento profissional, intelectual. Sou muito grata;
    Maria dos Santos de Jesus Silva.

    ResponderExcluir
  37. Quase choro!!!! Mas a vida é assim, terminamos um ciclo e começamos outro(s)....

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo conteúdo!!! Muito bom...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!