3 de jan. de 2014

A FORÇA DA FÉ

A palavra "sagrado" provém do latim sacrum, que se referia aos deuses ou a alguma coisa em seu poder. Toda tradição espiritual sacraliza tempos e espaços, além de histórias nas quais os devotos devem ter "fé". Do latim fides, fé é a firme opinião de que um testemunho é verdadeiro. Para religiões que se baseiam em crenças, a fé também quer dizer que alguém aceita as visões dessa religião como verdadeiras. Para religiões que não se baseiam em credos, por outro lado, significa que alguém é leal para com uma determinada comunidade.

Com o reconhecimento do papel (bom ou ruim) das religiões e espiritualidades na organização das sociedades e personalidades humanas, essas são palavras que têm voltado ao debate público. Desde 2009 a Globo e o Futura, na série Sagrado (acesse os vídeos livremente por aqui: eles servem pra começar uma boa conversa com a sua turma), apresentam uma releitura da vida da gente sob a ótica da diversidade religiosa. "Sagrado" é uma coprodução da TV Globo e do Canal Futura, que vem mostrando, a partir de temas atuais, a visão e a interpretação das principais religiões sobre assuntos como violência urbana, liberdade de expressão, meio ambiente, novas famílias, entre outros.

E, felizmente, multiplicam-se, pelos meios de comunicação, os espaços pedagógicos para promoção da diversidade religiosa, para discussão da história das religiões e para disseminação de uma cultura de paz. No começo de 2013 a Globo de São Paulo realizou uma série de reportagens sobre a Fé (veja por aqui), que em matérias especiais e seis programas televisivos apresentou um pouco de história das religiões, o que a ciência diz sobre a fé, manifestações e rituais de fé, o mercado em torno da fé, testemunhos de cura pela fé... Agora no final do ano, a Globo Nordeste também produziu e apresentou uma série de cinco programas especiais sobre a Força da Fé, que traz depoimentos de pessoas transformadas pela experiência da religiosidade. Você pode assistir aos programas com os testemunhos por aqui: EspíritaCatólicoEvangélicoCandomblecista, Budista.

Mais no blog:
Caminhos da fé
Viver com fé
Cultura e fé
Nomes de Deuses
Fé até onde?
Rituais de fé
Convivência das religiões
Problematizando as crenças
Lei das religiões
Mãos em oração
Fórum Inter-religioso da UNICAP

2 comentários:

  1. a assembleia de deus literalmente grita sua religião pra todos na integração da macaxeira com um microfone e caixas de som todos os dias, toda hora. eu gostaria de saber se essa atitude é legal ou ilegal e como faço para remover essa performance deles? é deveras inconveniente alguém gritando no pé do seu ouvido, é muito mal educado. Por favor, me diz algo que eu possa fazer. ligo pra polícia? qual é a lei a que posso recorrer pra tirar o pessoal dali? os evangélicos, há anos, colocaram um microfone na frente da integração da macaxeira e ficam pregando sua religião o dia todo, na maior gritaria. o que eu posso fazer pra tirar eles dali? Mayra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sugiro uma dose de "vandalismo" em nome de "deus"!
      Giedre.

      Excluir

Obrigado pela sua participação!