14 de dez. de 2013

PROFESSOR DA UNICAP NO COMITÊ DE RELIGIÕES DA REPÚBLICA

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) está convocando os representantes da sociedade civil selecionados para compor o Comitê Nacional de Diversidade Religiosa. Entre os dez titulares está o professor Gilbraz Aragão, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). A sua candidatura, através de edital público, foi apresentada pelos colegas da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE), de cujo Conselho Diretor o professor faz parte. O mandato de dois anos no Comitê será considerado uma prestação, não remunerada, de serviço público relevante, relacionado à articulação de políticas de promoção da liberdade religiosa e da laicidade do Estado.

Face à complexidade do fato religioso e às demandas desse campo para a administração pública, houve entendimento por parte da Ministra da SDH/PR, Maria do Rosário, que deveria haver nessa Secretaria da Presidência da República uma área específica para a questão religiosa, contemplando a sua diversidade e relações com os valores republicanos. Tal dimensão da vida mereceria um destaque maior na construção de políticas públicas de Direitos Humanos, tendo em vista não apenas ações específicas na temática da religiosidade, mas ações envolvendo as questões espirituais na transversalidade das políticas. Assim, foi criada, em 2011, uma Assessoria da Política de Diversidade Religiosa vinculada ao gabinete da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

No período de 2011 a 2013 diversas ações de promoção dos direitos humanos e diversidade religiosa foram realizadas a partir de visitas a locais vulneráveis à intolerância religiosa, de contribuições em debates, audiências públicas, seminários e eventos e do incentivo aos estados e municípios para criação de comitês de diversidade religiosa. Está em andamento a reedição da cartilha e do vídeo Diversidade Religiosa e Direitos Humanos, a produção de materiais didáticos para escolas e a organização de um livro com temáticas relacionadas à diversidade religiosa e à laicidade do Estado. A capacitação em nível nacional sobre Educação em Direitos Humanos no contexto da Diversidade Religiosa Brasileira deverá alavancar significativa e qualitativamente as ações dessa dimensão em diversas regiões do país.

Nesse contexto, o Comitê Nacional de Diversidade Religiosa, que já vinha sendo ensaiado, foi configurado pela portaria 92, de 24 de janeiro de 2013, com a finalidade de promover o direito ao livre exercício das diversas práticas religiosas, disseminando uma cultura da paz, da justiça e do respeito às diferentes crenças e convicções. O Comitê, com função de assessoramento da Ministra, irá contribuir na elaboração de políticas e no estabelecimento de estratégias de afirmação da diversidade e da liberdade religiosa, inclusive o direito de não ter religião, da laicidade do Estado e do enfrentamento da intolerância religiosa.

Na candidatura do professor Gilbraz ao Comitê, a ANPTECRE argumentou que ele trabalhou com Dom Helder Câmara, para quem coordenou o Movimento Encontro de Irmãos. Engajado teologicamente na Igreja Católica, é membro da Comissão de Pastoral para Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Arquidiocese de Olinda e Recife e da Equipe de Reflexão da Comissão Episcopal de CEBs e Laicato da CNBB. Formado em filosofia e teologia, fez mestrado com Paulo Suess em São Paulo e doutorado com Maria Clara Bingemer no Rio de Janeiro. Já em sua monografia teológica, o tema foi "Os Negros e as CEBs: problematizando a causa negra para a evangelização popular do Recife". No mestrado, dissertou sobre "Pobre Evangelizando Pobre: Experiência Libertadora do Espírito no Encontro de Irmãos do Recife" e, no doutorado, defendeu a tese “A Dança dos Orixás e o Canto dos Santos: Inculturação do Cristianismo e Diálogo com as Religiões Negras do Recife”.

Gilbraz é reconhecido na comunidade de estudos da religião pela sua militância em grupos de diálogo inter-religioso e pelos seus trabalhos de reflexão sobre o encontro entre tradições espirituais, através da metodologia transdisciplinar: “A lógica do terceiro incluído, quando debruçada sobre o fenômeno das religiões e as contradições que surgem de seu pluralismo, remete à busca de um outro nível de realidade, àquela ética do amor, que pode religar crentes antagônicos em uma fé que se faz ato e permite o acesso ao sagrado, silencioso e místico, entre e além” - afirma ele.

O professor coordenou o Curso de Teologia da UNICAP e, há cinco anos, anima o seu Mestrado em Ciências da Religião, onde tem orientado pesquisas sobre questões do (des)encontro entre culturas e religiões. Em 2005, ele criou aí um Grupo de Estudos Transdisciplinares sobre o Diálogo Inter-religioso, que organiza cursos sobre espírito dialogal e visitas guiadas a centros religiosos, além de lançar um GT de Espiritualidades e Diálogos, junto com grupos congêneres, nos congressos da ANPTECRE/SOTER. Em 2007, organizou o Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, um site onde disponibiliza pesquisa universitária na área para a comunidade, além de coordenar um Simpósio Internacional sobre “Pluralismo Religioso: as muitas faces de Deus”, tendo colaborado depois em nova edição do Simpósio, com o tema “Religiosidades populares e multiculturalismo: intolerâncias, diálogos, interpretações”.

Todo esse esforço acadêmico vem sendo acompanhado, desde 2007, por um grupo de animadores religiosos da região, o Fórum Inter-Religioso da UNICAP, com quem o Grupo de Gilbraz se encontra a cada mês para uma roda de conversa. Esse Fórum, agora, está se transformando em uma rede de Fóruns e Feiras de Diálogo nas escolas da Região Metropolitana, e vem colaborando na gestação do “Parque/Museu das Religiões de Pernambuco”, com base em espaço cultural e centro museológico, tendo por objetivos promover o conhecimento e diálogo entre as tradições religiosas e a educação para a convivência entre os seguidores dos diversos caminhos espirituais. Por isso tudo, certamente, a candidatura do professor Gilbraz para o Comitê Nacional de Diversidade Religiosa obteve êxito, entre as 50 inscrições homologadas pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Parabéns ao professor e à sua equipe na Católica de Pernambuco, cujos trabalhos agora ganham maior incidência e reconhecimento.


Gilbraz (à esq.) no Fórum Diálogos na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Abaixo, atividades da Diversidade Religiosa no Fórum Mundial de Direitos Humanos
(clique com o botão direito pra abrir ampliado em outra guia):

42 comentários:

  1. Isso tudo coroa uma vida pautada na etica, conhecimento e pioneirismo! Estamos muiro orgulhosos, mestre Gilbraz! Valter Avellar

    ResponderExcluir
  2. Caro professor e amigo Gilbraz, você não poderia ficar de fora dessa equipe, portanto, uma escolha mais do que justa. Sucesso. Abçs

    José Roberto

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com o que foi dito acima pelos colegas. E desejo a você, prof. Gilbraz, muito sucesso, e aproveito para declarar o meu orgulho por ter sido teu aluno aí no mestrado da UNICAP. Um abraço,

    Alexandre

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Gilbraz Aragão.
    Bianca Queiroga.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns professor por marcar presença importante. Ganharemos na representação de sua competente atuação! Manoel Moraes

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, amigo!
    Adalberto Vieira.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns professor !! Digno!
    Amanda Sales.

    ResponderExcluir
  8. PARABÉNS GILBRAZ. FELIZ POR VOCÊ. DO AMIGO, ANDERSON MENEZES.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Gilbraz Aragão Crunicap, por mais esta conquista!
    Antonio Calos Ribeiro

    ResponderExcluir
  10. Legal, Gilbraz! Conte com o nosso apoio. Cláudio Ribeiro.

    ResponderExcluir
  11. Gil, parabéns!!! Um merecido fruto do seu incansável trabalho pelo diálogo.
    Sérgio Douets

    ResponderExcluir
  12. Parabéns professor Gilbraz! Com certeza a sua presença será enriquecedora no Comitê e para o avanço do diálogo entre as religiões! Ainda estou na esperança de ter-lo como orientador em um futuro mestrado. Eduardo Caroll.

    ResponderExcluir
  13. Tive o prazer de ser seu aluno na Universidade Católica de Pernambuco. Parabéns professor Gilbraz Aragão.
    Péricles Júnior.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns. Que bom para todos nós! Sylvana Brandão.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom !
    Marcelo Pelizzoli

    ResponderExcluir
  16. Parabéns, Gilbraz.
    Élcio Mendonça.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, Gilbraz, você vai se tornar presidente da República em breve!
    Você merece! Abraços, Libório.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pra você e pra nós alunos. Um privilégio ser sua aluna. Muito bom!
    Márcia Arcoverde

    ResponderExcluir
  19. Parabéns Gilbraz, você está mais do que preparado!!! Xavier Uytdenbroek.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Gilbraz! Sucesso e prosperidade na aposta da lógica dialógica também entre e além (d)a política e (d)as religiões. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  21. Parabens Gil pra vc e para a Unicap!
    Nilo Ribeiro

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Gilbraz, tenho certeza que serás muito útil no comitê.
    Du Meinberg Maranhão.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns, Gilbraz, sua presença no comitê é garantia de paixão, competência e sobriedade ao mesmo tempo - sem esquecer do humor na dose certa.
    Rudolf von Sinner

    ResponderExcluir
  24. Parabens Gil!! Toda sua dedicação e empenho reconhecidos por esse chamado!! Que essa força maior, q todas as religiões acreditam, te abençoe ricamente!! Bjs meu amigo!! Larrúbia Melo.

    ResponderExcluir
  25. Gilbraz, obrigado por sua colaboração por aqui. Sucesso na sua nova atividade adicional.
    Haroldo Reimer

    ResponderExcluir
  26. Tenho o maior orgulho de ter aprendido muito com esse competentíssimo Professor, o Dr. Gilbraz, que, além de excelente expoente da Ciência das Religião, é também, ou sobretudo, um humanista no máximo e mais amplo sentido do termo e da palavra!
    Parabéns ao Comitê pela excelente aquisição que só vem a enobrecer ainda mais seus quadros!
    Parabéns Professor Gil e... Saiba que lhe serei sempre reconhecido e grato por tudo o quanto o senhor me ajudou na vida!
    Axé sempre a ti e a todos os teus!!!
    Érico Lustosa

    ResponderExcluir
  27. Professor como sempre gentil e brilhante, parabéns!

    Axé!

    Constantino Melo

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Gilbraz! Parabéns a ANPTECRE pela indicação. Lauri Wirth.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns!!! Estou cheia de orgulho do meu mestre!!!
    Francilaide Ronsi.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Gil,conquista merecida.Muito sucesso!!!
    Betânia Cintra

    ResponderExcluir
  31. Excelente notícia Gilbraz Aragão Crunicap ! Pode contar com a gente para o que precisar. Maria Lúcia Abaurre.

    ResponderExcluir
  32. Parabéns!!! É com imenso orgulho que recebo esta notícia. Bem , Mestre, quanta honra!!! E pensar que sou sua aluna... Vânia Lira.

    ResponderExcluir
  33. "A palavra é metade de quem fala, metade de quem a ouve". Montaigne. Parabéns pela possibilidade de exercer a força da palavra que cria, nutre e revigora a palavra que liberta.
    Tadeu Souza

    ResponderExcluir
  34. Parabéns Gil. Ao infinito e além...

    Barroca

    ResponderExcluir
  35. Parabéns Dr. Gilbraz Aragão!!! Tenho muito orgulho de ser seu eterno aluno e fazer parte do mesmo grupo de pesquisa. Carlos Vieira.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns, Gil! Cheiros!
    Adelma Araújo.

    ResponderExcluir
  37. Não creio que terá resultado prático; teoricamente tudo corre muito bem, mas, aqueles líderes religiosos quando chegam em suas Igrejas usam um discurso completamente diferente. Há anos que Gilbraz tenta essa paz interreligiosa, e em em todos esses anos tudo que se consegue desses encontros é um sucesso aparente, que será discutido em novos encontros. Os anos continuarão se passando, e novos encontros irão se sucedendo, e sendo aplaudidos como esse. Mas Gilbraz é cabeça dura... e acredita em milagres!
    Manoel Mendonça

    ResponderExcluir
  38. Grande professor....também fui seu aluno. Parabéns... Percy Marques.

    ResponderExcluir
  39. Olá, Gil, você continua, cada vez mais -NA SUPERAÇÃO- e nos impressionando com "momentos e conquistas". Estamos e orgulhosas(os) e gratas(os) pela sua competência e eficiência para além das aparências. Um abração. Maristela Velozo.

    ResponderExcluir
  40. Uma mudança de paradigma exige homens e mulheres audaciosos. Parabéns Professor.
    Davi Barbosa.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns prof. Gilbraz. Fico feliz porque a questão do Ensino Religioso continua caminhando de forma positiva e agora, com a sua presença no Comitê Nacional de Diversidade Religiosa, Pernambuco tem tudo para avançar nessa questão. A UNICAP está de parabéns.
    Rosália Soares.

    ResponderExcluir
  42. Parabéns, professor! Sinto ainda mais orgulho em ser seu aluno.Tudo isso é fruto da perseverança do grande trabalho que o seu grupo desenvolve.
    Josivaldo Silva

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!