10 de dez. de 2013

MESTRADO SUBIU NA AVALIAÇÃO DA CAPES

Minha gente,

Acabamos de receber, através da Coordenação da Pós-Graduação da UNICAP, o resultado da avaliação do nosso Mestrado em Ciências da Religião. A avaliação da Pós-Graduação stricto sensu é realizada por uma Fundação do Ministério da Educação, a Capes. desde o ano de 1976. Ao longo desses quase 40 anos, consolidou-se como instrumento de grande importância para o Sistema Nacional de Pós-Graduação e para o fomento, tanto por parte das agências brasileiras, vários setores governamentais e não governamentais, bem como dos organismos internacionais.

As atividades do último processo avaliativo contaram com 1.200 consultores vindos de todas as regiões do país, distribuídos nas comissões das 48 áreas de avaliação. No total, foram avaliados 5.700 cursos de mestrado e doutorado, considerando as atividades informadas dos anos de 2010, 2011 e 2012. A Avaliação Trienal da Capes, para atribuição de nota aos Programas de Pós-Graduação, levou em conta então cinco quesitos: Proposta do Programa; Corpo Docente; Corpo Discente, teses e dissertações; Produção Intelectual e Inserção Social. Essa avaliação analisou o panorama dos Programas de Pós-Graduação no Brasil, acompanhando a qualificação dos seus cursos.

Por causa disso tudo, ficamos muito contentes com a subida para a nota 4 do nosso Mestrado, atestando a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião na UNICAP e abrindo caminho para o Doutorado da gente no ano que vem. Agradecemos o envolvimento de todos os colegas estudantes e professores nessa conquista, o incondicional apoio da nossa Coordenadora de Pós-Graduação da Universidade, Profa. Dra. Cristina Amazonas, bem como de todos os funcionários e administradores da nossa casa.

Com efeito, quem passa pelos estudos da religião na Católica de Pernambuco, vindo de quaisquer tradições espirituais e das várias formações científicas, testemunha ter se sentido "em casa". Esperamos continuar crescendo academicamente, sem perder esse aconchego nordestino da gente.

Gratidão,
 paz e vida boa!
Ao infinito e além!

Gilbraz.

48 comentários:

  1. Prezados Colegas
    É com muita alegria que comemoramos os ótimos resultados obtidos pelos mestrados da UNICAP: Direito, Ciências da Linguagem e Ciências da Religião que passaram de conceito 3 para conceito 4 da CAPES. Esses resultados habilitam a Unicap a solicitar doutorado nessas áreas, o que demonstra o amadurecimento da nossa pós-graduação.
    Aproveito para parabenizar aos colegas coordenadores e professores que atuam nos mestrados acima listados, bem como aos de Psicologia, Engenharia Civil e Desenvolvimento de Processos Ambientais, na certeza de que dia a dia estamos construindo uma pós-graduação comprometida com a qualidade e a excelência dos nossos cursos e com a excelência humana.
    Felicitações também a todos os alunos dos pós stricto sensu e também aos ex-alunos, pois as suas defesas de dissertação e empenho na publicação de seus resultados também contribuíram de forma determinante para esse belo resultado.
    Felicitações a todos, festejemos a conquista e estejamos abertos para os novos desafios que enfrentaremos, com muita alegria, em 2014.
    Aline Grego
    Prac/UNICAP

    ResponderExcluir
  2. Aí prof., lembre-se de nós quando estiver nas nuvens... kkk!
    Manu.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a você Gilbraz e toda a equipe que compõe o mestrado! Muito mais que merecido!
    Mailson Cabral.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para todos que estão ligados ao mestrado de Ciências da Religião na Unicap!!
    Me sinto feliz pela minha pequena contribuição ter ajudado nesse processo.
    Valter Avellar

    ResponderExcluir
  5. Que bom Prof. Gilbraz! Parabéns a todos! Ao infinito!
    Marcia Arcoverde.

    ResponderExcluir
  6. O universo conspira a favor dos justos... Precisando apenas de uns empurrões no âmbito do sagrado... Será que não adquirimos este lastro?!?!?! Bola pra frente... Ano da Copa. Bênçãos!!!
    Iyalorixá Claudia d'Oxum Atawejá.

    ResponderExcluir
  7. Com tanta gente grande e importante por aqui rsrsrsrsr, nem sei o que dizer....rsrsrs Quero manifestar minha alegria e felicitações de parabéns (como ex-aluno do mestrado, participante dos Grupos de Pesquisa e editor de periódico do Mestrado) ao prof. Gilbraz, aos professores do colegiado pelo êxito, pelo passo a frente. Sucesso a todos. Que venha o Doutorado! Vem aí mais uma publicação, produção da casa e dos nossos colaboradores de outros programas: Religião e Sustentabilidade: Meio ambiente e qualidade de vida. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo resultado. Esta boa noticia seja a primeira de muitas. Felicitações a tod@s.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns !
    Fico feliz em ver reconhecido um trabalho tão serio e de tanta responsabilidade acadêmica como a do Mestrado em Ciências da Religião.
    Rumo ao doutorado !
    Parabéns e que o Sagrado continue nos impulsionando.

    ResponderExcluir
  10. Que a Jurema Sagrada abençoe mais ainda este mestrado maravilhoso! Parabéns a todas e todos que o fazem, pois acompanho mesmo que de longe suas atividades e sei que são de altíssimo nível intelectual. Mereceram mesmo!!! Que a fumaça abrilhante mais e mais vocês todos.

    Estou muito feliz!! Axé!

    PS: E realmente, dá pra se sentir em casa mesmo lá!! Já senti isso.

    Alexandre L'Omi L'Odò.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Gilbraz Aragão Crunicap !!!! Agora temos dois mestrados nota 4 em CR no nordeste !!! Viva a Paraíba e Pernambuco !!!
    Maria Lucia Abaurre.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Isso é fruto de um trabalho sério, de toda equipe que compõe esse mestrado.
    Jacilda Barreto Araújo.

    ResponderExcluir
  13. Gilbraz, hoje é um dia de festa para vocês, pela nota quatro, para o Mackenzie, também com 4, para nós aqui da Metodista, que voltamos ao seis, enfim, não deu para ler a lista toda. Mas, parabens para todos nós. Estamos em festa. A nossa Sub-Área está a caminho de sua independência. Trabalhamos duro, devemos continuar trabalhando, mas, vale a pena. Um abraço a todos. Valeu, no meu caso, "comer o pão que o diabo amassou" durante dois anos na coordenação. Um abraço a todos e todas de seu Programa. Leonildo Silveira Campos.

    ResponderExcluir
  14. Feliz por tão boa e grande notícia. Porém, mais do que justa. Parabéns Gilbraz Aragão Crunicap, vc tem contribuído muito por tudo isso. Parabéns também, a toda a equipe. Abçs.
    José Roberto de Souza (Aluno da 7ª Turma).

    ResponderExcluir
  15. Estarei com vocês no próximo ano!
    Izaias Torquato.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Gilbraz pela firmrza!
    Jacques Trudel.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Gilbraz Aragão pela conquista!!!!!!!
    Fernanda Lemos

    ResponderExcluir
  18. Parabéns para todos nós que fazemos parte da Pós-graduação "Stricto Sensu" e a PRAC no geral!
    Mesmo com todas as dificuldades de sermos uma Universidade comunitária e sofrendo, infelizmente, ainda, com toda a carga do preconceito por sermos NORDESTINOS (em maiúsculo por sinal de ter muito orgulho), conseguimos mostrar que possuímos um grande valor na construção do conhecimento.
    Temos que festejar :) :) :) :)
    Sérgio de Araújo Wanderley

    ResponderExcluir
  19. Parabéns a todos os envolvidos!
    Alex Fajardo

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Prof Gilbraz Aragão e toda a equipe. Isso é fruto de muito esforço e muito trabalho.
    Mário Castro.

    ResponderExcluir
  21. É com muita felicidade que verifico que quatro dos nossos programas de pós-graduação stricto sensu receberam a nota 4 na avaliação da Capes. Psicologia, que manteve a nota, e outros três que passaram de 3 para 4: Direito, Ciências da Religião e Ciências da Linguagem. Agora é rumo aos Doutorados em 2014. Parabenizo a todos e a cada um dos que contribuíram para esta vitória. A bem da justiça, precisamos dizer que mesmo os programas que ainda neste triênio não alcançaram a almejada nota 4, mesmo assim, tiveram um significativo progresso tanto em termos da produção dos professores quanto no número de alunos cursando seus mestrados. Com especial carinho, agradeço a todos os atuais coordenadores, mas também aos que já não estão mais no cargo, pelo muito que fizeram para que atingíssemos nossos objetivos. Agradeço a Alexandra. Joaquim e Marília de todo coração, assim como à Carmem, Nadia, Fernando, Gilbraz, João Paulo e Clarissa. Abs fraternais, Cristina.

    ResponderExcluir
  22. Que bom saber. Isso valoriza o meu futuro doutorado, parabéns, gil isso tudo tem o teu DNA.
    Valéria Alvarenga.

    ResponderExcluir
  23. Parabéns amigos da UNICAP.
    Geraldo De Mori.

    ResponderExcluir
  24. Gilbraz, parabéns a toda a sua equipe. Abraço.
    Haroldo Reimer

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, para todos que compõem esta equipe!
    Gilvania Nascimento.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns! Tenho uma grande admiração por esse espaço. Sucesso! Que venha o Doutorado.
    Péricles Júnior.

    ResponderExcluir
  27. Grande Mestre!!! Parabéns por mais uma grande conquista...
    Carlos Vieira

    ResponderExcluir
  28. Muito bom! Parabéns!
    Emerson Silveira.

    ResponderExcluir
  29. Merecidos parabéns.
    Ludmila Assis.

    ResponderExcluir
  30. Parabéns, prezada família PPG-Unicap!
    Wilhelm Wachholz

    ResponderExcluir
  31. Amados mestres! Parabéns por mais essa conquista. Axé a todos. E que venha o doutorado...

    Barroca

    ResponderExcluir
  32. Parabéns, estou muito feliz!
    Andréa Caselli.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns, Gilbraz Aragão, pela bela conquista! Adiante!
    Antônio Carlos Ribeiro.

    ResponderExcluir
  34. Parabéns, Prof Gil. Abraços.
    Carlos Pessoa

    ResponderExcluir
  35. Parabéns Gilbraz e demais colegas da UNICAP!
    Rudolf von Sinner.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns, Gil!
    Penha

    ResponderExcluir
  37. Gilbraz Aragão, parabéns a você e toda equipe CRUNICAP, abraço!
    Remi Klein.

    ResponderExcluir
  38. Parabéns Gilbraz Aragão a você e a toda a equipe da UNICAP. Reconhecimento mais do que justo pela trajetória do programa. Lauri Wirth.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns Gilbraz Aragão por esta conquista. Isto é resultado do seu trabalho e de sua equipe. Abraço.
    Élcio Mendonça

    ResponderExcluir
  40. Parabéns, Gilbraz e equipe. Seriedade reconhecida! Armando.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns, Gilbraz, pelo seu empenho! E a todos os envolvidos com o Mestrado neeses anos! E felicidade a todos nós que teremos a oportunidade de ampliar nossos conhecimentos nessa área!

    Vandertlei Lain

    ResponderExcluir
  42. Gilbraz, parabéns para você e para toda equipe! Estou muito feliz com esse resultado. Abraços.
    Francilaide Ronsi.

    ResponderExcluir
  43. Luiz Alencar Libório11 dezembro, 2013

    Agradeço a Deus as luzes concedidas aos que compõem os nossos mestrados, especialmente a Gilbraz do Mestrado de Ciências da Religião que é de uma capacidade ímpar em tantas áreas: coleguismo, inclusão dos colegas, tranquilidade (sem ameaças neuróticas), persistência, diplomacia, inteligência e visão de futuro, entra tantas outras qualidades! Parabéns, Gilbraz, pelo esforço e luta. Nós te admiramos muito! Libório.

    ResponderExcluir
  44. Parabéns!!! vcs são demais.
    Genilson Sousa.

    ResponderExcluir
  45. Prof. Gilbraz,

    Parabéns a todos os prof. do Mestrado em Ciências da Religião pela dedicação e perseverança. Parafraseando Nelson Mandela: "Tudo é considerado impossível, até acontecer". Agora é RUMO AO DOUTORADO!

    Abraços,
    Rosalia Soares

    ResponderExcluir
  46. Bom, não mereço tanto, mas tenho direito a um pedacinho do bolo, né kkkkk?

    ResponderExcluir
  47. Parabéns, Gil! sabemos o quanto a partilha e o respeito entre toda equipe das Ciências da Religião, foi essencial. Este é mais um ganho da nossa Unicap: "Na cidade das pontes, uma Universidade sem fronteiras. No coração do Nordeste, uma Universidade comunitária". A caminhada continuará...e você deixa, para todos nós o orgulho de uma excelente coordenação. Parabéns a todos! Em especial ao querido Newton Cabral, nosso novo coordenador. Um abração. Maristela Velozo.

    ResponderExcluir
  48. Parabéns para todos. May the force are you!
    Mauro Azevedo

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!