5 de nov. de 2013

PROFESSOR DO MESTRADO RECEBIDO PELO PATRIARCA DE CONSTANTINOPLA


O professor colaborador do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP, Dr. Riccardo Burigana, e sua esposa, Dra. Eleonora, foram recebidos hoje (5/11), em audiência privada (em Istambul-Turquia, antiga Constantinopla), por Sua Santidade Bartolomeu I, Patriarca Ecumênico de Constantinopla. Na ocasião, o Prof. Riccardo entregou ao Patriarca seu livro "I Papi in Terra Santa" (Os Papas na Terra Santa). Trata das viagens de Paulo VI, João Paulo II e Bento XVI à Terra Santa e foi publicado em Firenze - Itália, pela Fondazione Giovanni Paolo II, neste ano de 2013. O volume foi prefaciado pelo Patriarca Bartolomeu I e faz parte da Coleção "Quaderni di Colloquia Mediterranea".

Em janeiro de 2014 comemora-se a visita de Paulo VI a Jerusalém e seu encontro com o Patriarca Athenagoras, sinal concreto do caminho ecumênico que as Igrejas católica e ortodoxa começaram a trilhar. Bartolomeu I é importante ator dessa história: ele é um religioso grego (e um cidadão turco), Patriarca de Constantinopla, principal bispo da Igreja Ortodoxa, desde o ano de 1991. Uma das características de seu patriarcado é o Diálogo Ecumênico, a aproximação com a Igreja Católica e maior diálogo com as demais Igrejas Orientais, além das demais confissões religiosas. Esteve na missa de posse do papa Francisco, mas já tinha se reunido com os papas João Paulo II e Bento XVI. 

Do primeiro recebeu as relíquias dos Santos Patriarcas Ecumênicos João Crisóstomo e Gregório Nazianzeno em 2005; assinou uma declaração conjunta e discutiu sobre o problema da criação de patriarcados latinos no Oriente. Com o segundo, encontrou-se por diversas vezes e assinou uma declaração comum. Em 2008, por convite do mesmo papa, participou do Sínodo dos Bispos em Roma. Bartolomeu I também é conhecido por seus trabalhos em causas de defesa ao meio-ambiente, os quais lhe conferiram o epíteto de Patriarca Verde. Viajou à América Latina, onde visitou Cuba e a Amazônia brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!