8 de nov. de 2013

MAÇONARIA E SOCIEDADES SECRETAS NO FÓRUM DA UNICAP

Maçons desfilam em 2008 no Recife
Na segunda 11 de novembro, das 17 às 18h30, no Auditório do CTCH (1ª andar do bloco B), com entrada franca, o Fórum Inter-religioso da UNICAP vai acolher um debate sobre o Imaginário das Sociedades Secretas, com Edmir Japiassu, que é membro de Ordens Maçônicas.

Segundo ele, a Maçonaria é uma sociedade discreta, sendo as suas ações reservadas e interessando apenas àqueles que dela participam. Mas há informações sociais das Ordens que interessam a todos: a Maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam os princípios da liberdade, igualdade,fraternidade e aperfeiçoamento intelectual.

A Maçonaria exige que todo homem seja livre e de ”bons costumes”, não fazendo distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências para admissão são que o candidato possua um espírito filantrópico e esteja disposto a buscar sempre a perfeição. Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por Lojas, espalhadas por todo o globo terrestre.

No encontro, promete Edmir, "procuraremos apresentar um resumo da Maçonaria moderna, descrevendo de forma descontraída a Ordem, os seus graus e sua inserção na sociedade brasileira. Debateremos de forma franca e direta a Ordem Maçônica e a visão geral que os não maçons têm da Ordem, as questões religiosas, a participação da mulher, os “segredos maçônicos”, suas estruturas e organização. Entre os temas de destaque devemos citar a implantação no Brasil da Ordem dos Sacerdotes Cavaleiros Templários, Ordem Maçônica de origem inglesa que tem despertado grande interesse na comunidade".

Mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!