9 de nov. de 2013

DOM LUCIANO ESTÁ VOLTANDO

A trajetória de dom Luciano Mendes de Almeida, bispo-auxiliar de São Paulo entre 1976-1988 e arcebispo de Mariana no período 1988-2006, secretário e presidente da CNBB, além de várias outras atuações eclesiais, entrecruza a experiência da fé cristã com o engajamento social e a valorização da pessoa humana. Um jesuíta que merece ser conhecido pelas novas gerações de brasileiros.

O que mais o caracterizou foi o trabalho com os meninos de rua e as pessoas desabrigadas em geral. Principalmente quando foi bispo em São Paulo, na região de Belém, ele passava a noite na rua, buscando pessoas abandonadas e sem abrigo. Outro aspecto que se deve acentuar a seu respeito é o intelecto brilhante, que dedicou à reflexão filosófica, notadamente ao tema do diálogo ecumênico e inter-religioso.

A Faculdade Arquidiocesana de Mariana (FAM) desenvolve, desde 2011, o projeto “Dizer o Testemunho”, voltado ao estudo dos artigos publicados por dom Luciano no jornal Folha de São Paulo. Assim, foi editada, em maio de 2013, a obra Dizer o Testemunho, sob a organização de José Carlos dos Santos e Lúcio Álvaro Marques.

Agora em outubro de 2013, a FAM também lançou, em formato de e-book, o primeiro volume da coletânea de escritos e fotografias de dom Luciano, referente ao período 1930-1975. O livro Dom Luciano Mendes de Almeida: formação e magistério foi organizado por José Carlos dos Santos e Virgínia Buarque e pode ser lido abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!