15 de nov. de 2013

ATEÍSMO 2.0




Já apresentamos aqui no blog as palestras da Fundação TED (Tecnologia, Entretenimento, Design), uma entidade sem fins lucrativos dos Estados Unidos, destinada à disseminação de boas ideias - em cujo site (veja aqui) encontra-se cerca de uma centena de conferências sobre espiritualidades, inclusive uma excelente (veja aqui) sobre a compaixão.

Já falamos também aqui do filósofo - e ateu obstinado - Alain de Botton, um suiço-inglês formado em Cambridge que, no seu livro Religião para ateus, discute o principal erro do ateísmo moderno: negligenciar os aspectos relevantes das religiões, após o descarte dos princípios metafísicos das crenças e dos constrangimentos dogmáticos das tradições de fé.

O argumento de Alain, resumido na palestra acima da TED, é que uma interpretação agnóstica pode nos ajudar a reencontrar e operacionalizar o sentido e o conteúdo de temas humanizantes das religiões, como Comunidade, Gentileza, Educação, Ternura, Otimismo, Perspectiva, Arte, Arquitetura e Instituições. Nesse "ateísmo 2.0", podemos e devemos incorporar formas religiosas para satisfazer nossa necessidade humana de conexão, ritual e transcendência.

Esse projeto tem sido experimentado em Sermões Seculares que a sua The School of Life costuma promover: celebrações dominicais em torno de um tema específico, sempre sob o comando de um palestrante convidado, com direito a cantos, folhetos como os das missas e comida pra encerrar. A "escola" está se expandindo pelo mundo e já estreou no Rio de Janeiro, justo com um sermão do ex-padre Zeca (veja aqui), o "padre-surfista" que ficou famoso com o seu movimento "Deus é Dez". Sinal dos tempos?!

Mais no blog:
Interpretação pós-religiosa,

Montanha sagrada,
Pluralismo religioso,
Cultura pós-religiosa?
Final da epistemologia mítica,
Espiritualidade para além das religiões,
Espiritualidade sem religiões,
Espiritualidade, modo de usar,

Um comentário:

  1. Culto ateu em Londres tem música pop, sacolinha e comunhão com biscoito...

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/02/1406332-culto-ateu-em-londres-tem-musica-pop-sacolinha-e-comunhao-com-biscoito.shtml

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!