27 de out. de 2013

AMIGOS NO CAMINHO DOS XUCURUS

O grupo Amigos no Caminho – coordenado pelo Prof. Arthur Peregrino – é composto por alunos, professores e funcionários da Unicap. O grupo promove jornadas que objetivam as experiências do companheirismo, da superação e da transcendência. Nos dias 26 e 27 de outubro esse pessoal visitou o povo Xucuru D’Ororubá, na cidade de Pesqueira-PE, a fim de conhecer as vivências culturais, religiosas e sociais dessa comunidade.

A visita contou com a presença dos mestrandos em Ciências da Religião (Andréa Caselli, Constantino Melo e Décio Overarth) que certamente levarão para seus projetos a profunda experiência com o sagrado que viveram com os xucurus. O Pe. Francisco Bispo (conselheiro regional do CIMI e administrador paroquial em Pesqueira) hospedou o grupo em sua casa com carinho e dedicação. No sábado, os visitantes participaram do ritual do Toré e assistiram documentários sobre a história xucuru e o trabalho de suas lideranças pela reconquista dos direitos. No domingo houve um encontro com o cacique Marcos, que guiou uma roda de conversa e rico debate sobre a situação política e a concepção de sagrado que envolve esse povo. Também foi visitada a Pedra D’água, santuário onde estão plantados os guerreiros xucurus tombados em batalha, inclusive o grande cacique Chicão.

Os visitantes voltaram para Recife emocionados com o que viveram. O encontro foi harmônico em todos os momentos, sobretudo no diálogo com os índios e nas partilhas alimentares na casa do padre. Foi uma experiência única de natureza, energia e cultura. Os pesquisadores superaram suas expectativas também no mistério dos sons da floresta, na paz noturna e na troca entre os indivíduos.

O grupo tem uma página no facebook (veja aqui) com notícias sobre passeios e caminhadas.

Andréa Caselli
Historiadora e mestranda em Ciências da Religião pela Unicap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!