12 de nov. de 2013

AÇÃO DE GRAÇAS




Cresce no Brasil um movimento sociocultural e amplamente ecumênico com o propósito de resgatar a celebração do DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS, e Pernambuco é um dos pontos mais fortes desse reavivamento. O objetivo do grupo promotor, segundo o seu site, é estimular na nação brasileira a cultura de gratidão a Deus, às pessoas, às instituições, à Pátria; incentivando a celebração do Dia de Ação de Graças nas famílias e nas praças. A festa remonta às celebrações de colonos protestantes ingleses, pelas boas colheitas obtidas nos Estados Unidos - onde hoje transformou-se em feriado para comer peru com os amigos e desfilar pelas ruas.

A retomada dessa celebração, que até virou lei no Brasil mas caiu no esquecimento entre a gente e cuja história inclusive já foi pesquisada aqui pelo Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP, visa perpetuar também o sonho do embaixador brasileiro, o pernambucano e católico Joaquim Nabuco, que, em 1909, ao final da primeira missa pan-americana no Dia de Ação de Graças, celebrada na Catedral de São Patrício em Nova Iorque, emocionado declarou: “Eu quisera que toda a humanidade se unisse, num mesmo dia, para um universal agradecimento a Deus”.

A celebração estimula o princípio da inclusão e do compromisso social, vinculando o ato da gratidão ao ato da doação, visando a diminuição da violência e a promoção da paz. Por isso, há várias campanhas de assistência social espalhadas pelo Recife, desde a semana passada. E o Dia Nacional de Ação de Graças de 2013 será comemorado dia 28 de novembro na capital pernambucana, às margens do rio Capibaribe. O palco será montado ao lado do shopping Paço Alfândega e receberá atrações como a cantora gospel Aline Barros, Pe. João Carlos e Eliana Ribeiro, missionária da Canção Nova, a cantora popular Elba Ramalho cantando com Maestro Jetro e Banda, além da alegria e brilho do Projeto Ben Hur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!