16 de out. de 2013

RELIGIÃO, POLÍTICA E REPRESSÃO

O Colóquio de História da UNICAP este ano abordará o tema da repressão durante os anos da ditadura inaugurada com o golpe militar de 1964 e exacerbada com a promulgação do AI-5, em 1969. O título, “Anos de Chumbo: Vozes, Luzes e Reflexão”, alude às múltiplas tarefas do historiador: recolher, de forma sistemática e crítica, documentação e depoimentos, fazer luz sobre o que ficou obscuro, ou foi obscurecido de propósito, no discurso oficial do poder, refletir sobre um momento-chave, especialmente dramático, da história recente da sociedade brasileira.

Valorizando o trabalho da Comissão Nacional da Verdade e das suas Comissões Estaduais, especialmente a de Pernambuco, o VII Colóquio pretende promover a reflexão e abrir espaço para que historiadores e testemunhas dos anos da repressão, possam dialogar. O evento ocorrerá de 12 a 14 de novembro de 2013, na Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, localizada na cidade do Recife – PE.

O Mestrado em Ciências da Religião estará muito presente no Colóquio, principalmente nos seguintes Simpósios Temáticos:

Simpósio Temático 8: Memórias e Histórias: diálogos entre religião e política e as relações complexas do protestantismo no Brasil. Coordenado pelo nosso Mestre, Prof. José Roberto de Souza, junto com o Me. Márcio Vilela (Doutorando pela UFPE). O Simpósio Temático proposto tem o objetivo de reunir pesquisadores que pensam o protestantismo em relação aos aspectos políticos e sociais. Nesse sentido, o protestantismo muitas vezes analisado apenas dentro de uma concepção religiosa e teológica, passa a ser visto como critério de analise fundamental para se entender as transformações por que passou o Brasil, desde a chegada das primeiras levas de missionários estrangeiros no século XIX aos dias atuais. Sobretudo, em um momento que se procura compreender o papel exercido por setores evangélicos na história recente do país, a exemplo da legitimação oferecida ao regime civil e militar implantado em 1964.
Enviar resumo: até 4 de novembro para: revjoseroberto@gmail.com e ananiasvilela@hotmail.com
Local e data das comunicações: quinta-feira, dia 14 de novembro, das 13h30 às 16h30, sala B202

Simpósio Temático 2: A tentação autoritária: Igrejas e seus intelectuais, no Brasil dos anos Vargas. Coordenadores: Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP), Profª Me. em Ciências da Religião pela UNICAP, Lucy Pina Neta (CeDoHC), e Prof. Esp. Aramis Macêdo Leite Júnior. O presente ST pretende reunir trabalhos sobre as vertentes brasileiras – em âmbito cristão – das chamadas “escolas do medo” (integrismo, nazismo, fascismo, integralismo), durante a Era Vargas, e suas influências entre as elites intelectuais de algumas das principais igrejas históricas presentes na sociedade brasileira (católica, luterana, metodista, presbiteriana, batista).
Enviar Resumo, até 4 de novembro para: prof.luizcmarques@gmail.com
Local e data: quarta-feira, dia 13 de novembro, das 14h50 às 16h30, sala B203

Mais no blog:

Um comentário:

  1. Valeu Gil pela força. Incentive os alunos do mestrado a apresentarem trabalhos, e avise que tudo é 0800. Abçs.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!