7 de out de 2013

REDES DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última terça-feira, 1º de outubro, o novo edital do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad). A iniciativa tem por objetivo apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada e, de maneira complementar a graduada, também a mobilidade docente e discente. As inscrições vão até o dia 30 de novembro.

O Procad atende ao disposto no Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020, o qual prevê ações que visem à diminuição das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

No âmbito do edital Procad 2013 são financiadas bolsas de iniciação científica e de estágio pós-doutoral, auxílio moradia, passagens aéreas, diárias e despesas de custeio para material de consumo. Os projetos terão no máximo cinco anos de vigência, sendo que os repasses financeiros ocorrerão somente nos quatro primeiros anos de sua vigência.

Serão apoiados até 80 projetos nesta edição. O valor total do financiamento a ser repassado ao projeto é de R$ 360 mil, valor que não inclui as cotas de bolsas de estudo, nem os auxílios-moradias, que serão repassados diretamente pela Capes aos bolsistas selecionados pelos coordenadores dos projetos.

Acesse o edital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!