8 de out. de 2013

MOVIMENTOS ESPIRITUAIS DO CORPO




A Associação TenChi Internacional, com sede em Portugal, juntamente com seus parceiros, convidam para a edição 2013 dos Encontros TenChi no Brasil. Esses encontros visam promover a convergência de tradições espirituais do mundo e refletir acerca dos saberes tradicionais como vias de auto-conhecimento, a partir de uma perspectiva de estudo e vivência do corpo e do movimento. Eles vem acontecendo na cidade de Sintra, em Portugal, desde 2010, e no Brasil, em Recife, a partir de 2012.

Este ano com o tema Movimento do Corpo, Movimento do Espírito, o Encontro Tenchi irá ocorrer no Campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no sábado 23 de novembro. O Encontro é aberto a todos os interessados em vivenciar corpo e movimento nessa busca pelo despertar da consciência. Cavalo Marinho, Maracatu, Sufismo, Artes do Budo, compõem a programação de oficinas do Encontro Tenchi 2013, que terá a abertura com Edgar Morin e a presença dos mestres Georges Stobbaerts e Grimário, Maria João (cantora portuguesa de jazz), Faouzi Skali e Tarika Khulwatiyya (Grupo de Deviches da Turquia),

No domingo (24 de novembro), o público é chamado a participar de homenagem da Escola Tenchi e convidados ao educador pernambucano Paulo Freire, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da espiritualidade e da sociabilidade humanas numa perspectiva de paz e fraternidade. A homenagem será realizada na Igreja da Sé, em Olinda, a partir das 17h, com entrada franca. Será montada uma exposição sobre a vida e obra de Paulo Freire, o Professor Agostinho Rosas, presidente do Centro Paulo Freire, fará a abertura, seguida por comunicações de Georges Stobbaerts, Faouzi Skali e Frei Tito, além de apresentações de Canto Gregoriano pelo Coral do Carmo e maestro Josias Gouveia, TenChi Tessen pelo grupo de Tenchi Portugal/Brasil, jazz de Maria João, Deviches da Turquia e Tariqa Khalwattiyya.

Além disso, para os interessados em aprofundar essa experiência, de 25 a 28 de novembro ocorrerá no Hotel Amoaras em Maria Farinha a Universidade Itinerante. Com o objetivo de promover o aprofundamento e a difusão de novos saberes e práticas para uma reflexão sobre o ser humano e suas tradições, a Universidade Itinerante propõe a realização de simpósios e mesas redondas com práticas voltadas para a integração entre conhecimento, arte e movimento, como: Yoga (Magali Stobbaerts), Chi-Kung (Laurent Chabres), Zazen (Yves Crettaz), Tenchi Tessen (Georges Stobbaerts), Dança Bharata-Natyam (Kátia Légeret), Deviches (Cheikh Nurullah Fatih), Frevo e Maracatu (Carlos Carvalho), Coco de Xambá (Pé Gultinho), Danças Afro-brasileiras (Mestre Ubiracy) e Ritual do Toré (Índios Pankararus).

Para completar, dia 29 de novembro haverá Encontro com Edgar Morin no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco. O filósofo francês é autor de mais de 30 livros, entre eles Os sete saberes necessários para a educação do futuro. Compreendeu a necessidade da integração das diversas áreas do saber, sendo considerado um dos principais teóricos da complexidade e um dos maiores pensadores contemporâneos.

Informações e inscrições por aqui.

Mais no blog:
Paz entre as religiões
Espiritualidade, modo de usar
Paisagem religiosa do mundo

Um comentário:

  1. Gostaria de me inscrever, etc, mas nao tem nada a esse respeito no link acima indicado.
    Rosemary
    PUC Rio

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!