22 de out. de 2013

DANÇA TRANSCENDENTAL NO RECIFE

Todos conhecemos a famosa frase de Nietzsche: "Eu somente acreditaria em um Deus que soubesse dançar"! Pois bem, não podemos garantir que deuses críveis irão se manifestar em nossa cidade nos próximos dias, mas com certeza danças divinas irão ocorrer. É que, de 23 a 31 de outubro, Recife se torna a capital da dança com o 18º Festival Internacional de Dança do Recife - FIDR. O festival ampliou sua programação nesta edição, com apresentações descentralizadas de acesso livre para o público, no Morro Conceição, Ibura e Estação Central do Metrô.

Ao todo serão 27 espetáculos com grupos nacionais, internacionais e pernambucanos, que se apresentam também nos teatros de Santa Isabel, Hermilo Borba Filho, Luiz Mendonça, Barreto Júnior e Apolo. Nos teatros os ingressos são a preços populares de R$ 10, com meia-entrada por R$ 5 para estudantes, idosos e profissionais de artes cênicas: teatro, dança e circo. Pensando em Karina e Andréa Calelli, Lázaro e Décio Overarth, dançarinas e dançarinos que fizeram e fazem o nosso Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP, selecionamos alguns dos espetáculos que aludem a temáticas espirituais e interessam mais aos estudiosos da religiosidade:

Espetáculo: 33 La Última Cena 
Local: Teatro Luiz Mendonça, Dias: 27/10/2013 e 28/10/2013, Horário: 20h
Terceira parte da trilogia inspirada no movimento Pop Art e na tela de Leonardo da Vinci “A Última Ceia”, 33 é uma proposta cénica, dirigida e criada por Ebert Ortiz, que involucra 7 intérpretes num discurso onde a multimídia e o desenho sonoro confabulam para prender o espectador, o qual se converte em testemunha e cumplice da traição. Participam artistas como a cantante Azzul Monraz, o Músico Murcof, e, entre os intérpretes María Yzabal (México), Nicholas Chávez (Argentina), Roya Carreras (USA). EBERT ORTIZ ESCENA CONTEMPORÁNEA (MÉXICO).

Espetáculo: 3 Pontos
Local: Morro da Conceição, Dia: 23/10/2013, Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Dia: 26/10/2013, Horário: 20h
Essa coreografia é embalada por músicas do conjunto americano Nirvana. O trabalho se totaliza em quatro musicas do grupo, que vai de "Smells like teen sprits" a "Come as you are", todas com uma versão feita para quarteto de cordas. A cia usa do ritmo tão proveniente dessa banda, para usufruir de humor e energia em sua movimentação. FOCUS CIA DE DANÇA (RJ).

Espetáculo: Sobre Todas as Coisas
Local: Teatro Apolo, Dia: 30/10/2013, Horário: 20h
A condição humana e suas fragilidades. Quando podemos dizer que somos normais ou não? O que é normal? O que é anormal? Como sobreviver naturalmente com o diferente? Até que ponto vão o ser e a sua capacidade de superação e a incapacidade do outro de aceitação? A condição física é um mero detalhe e a condição mental é o que muda o homem e o mantém em circunstâncias de alterar o que lhe parece trágico e frágil. Não existe o frágil, existe um meio que fragiliza o outro (o ser). Essa é a proposta do espetáculo Sobre todas as coisas, onde os bailarinos da Cia. Gira Dança irão contrapor o frágil da sociedade, o frágil do ser humano ou o meio que o torna assim. GRUPO GIRA DANÇA (RN).

Espetáculo: Leve
Local: Teatro Hermilo Borba Filho, Dia: 27/10/2013, Horário: 20h
O espetáculo Leve transporta para a cena as sensações, os sentimentos e os questionamentos do ser humano diante das perdas. As variadas perspectivas de encarar as perdas serviram de suporte para a criação de Leve, abarcando a complexidade e Intensidade do tema proposto. COLETIVO LUGAR COMUM (PE).

Espetáculo: Sobre Um Paroquiano
Local: Teatro Hermilo Borba Filho, Dia: 28/10/2013, Horário: 19h
Sobre um Paroquiano explora os conflitos de uma família pequeno-burguesa decadente. O enredo se desenvolve em torno de um universo onde as relações constantemente marcadas por desentendimentos têm no diálogo com a morte o princípio, e o fim de suas histórias. Fruto da pesquisa que a Compassos vem realizando ao longo dos últimos anos, em torno do que foi nomeado pela companhia de dança do cotidiano. A movimentação é resultado das observações de gestos banais e ações corriqueiras, recheadas de memórias familiares, transformando comporta mentos habituais em poesia dançada. COMPASSOS CIA DE DANÇAS (PE).

Espetáculo: Umbigar
Local: Teatro Barreto Júnior, Dia: 29/10/2013, Horário: 20h
O espetáculo “Umbigar” aborda, através das danças de umbigada, o contexto do universo feminino, com o nascimento, a procriação, a sedução e a leveza, explorando com densidade e beleza as facetas da condição feminina, misturando elementos da cultura popular brasileira a questões contemporâneas. Inspirado nas pulsações das danças de umbigada afro-brasileiras (jongo, coco, samba de roda, lundu e tambor de crioula), o espetáculo revela o universo feminino a partir da gestualidade que vem dos movimentos do umbigo, fazendo menção aos ciclos de vida e morte. Ao mesclar os elementos da dança popular por meio da linguagem contemporânea, os movimentos são desconstruídos e fundidos a uma sonoridade autoral ao vivo. EMCARTAZ EMPREENDIMENTOS CULTURAIS (RJ).

Espetáculo: Posso Dançar Pra Você?
Local: Morro da Conceição, Dia: 26/10/2013, Horário: 20h
Na paisagem dos centros urbanos, repleta de informação, andamos como passageiros do nosso próprio corpo, que passa,cruza, atravessa, mas pouco troca, afeta ou absorve. O que deixamos de nós e o que levamos conosco pelo caminho? Qual o espaço do toque, do afeto e da delicadeza nos dias de hoje? É preciso (re)descobri-lo todos os dias e é para isso que a Cia. Domínio Público vai para as ruas, e pergunta: “Posso dançar pra você?” “Posso Dançar Pra Você?” é uma intervenção idealizada para espaços de grande fluxo urbano, onde pede permissão para o transeunte para interagir com o seu espaço. CIA. DOMÍNIO PÚBLICO (SP).

Acesse a programação completa por aqui.

Mais no blog:

Um comentário:

  1. Putz, nunca pensei que arte e religião tinham tanto a ver! Valeu!
    Melina.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!