10 de out de 2013

CONTEMPLANDO O SAGRADO NOS SEUS ESPAÇOS



Caros professores e colegas do Mestrado!

Neste último dia 9 de outubro realizamos uma experiência inspirada no trabalho do Observatório das Religiões da UNICAP, a Peripatéia das Religiões, que é desenvolvida pelos professores Artur Peregrino, Gilbraz, Moura e Vanderlei, organizando visitas guiadas e reflexivas a espaços sagrados em Recife e Olinda. Com essa inspiração, elaboramos o projeto CONTEMPLANDO O SAGRADO E SEUS ESPAÇOS, para alunos do COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES, das IRMÃS FRANCISCANAS DO BOM CONSELHO, de Palmares - PE.

De lá nós trouxemos gente envolvida com quatro disciplinas: Ensino Religioso e Filosofia (Proº Padre Sandro), Artes (Profª Mônica) e História (Profª Emanuela), além da Irmã Giovana Buarque, Coordenadora e Supervisora do Colégio. Montamos o projeto e apresentamos à Irmã Mercês, Diretora e Madre da Comunidade Religiosa das Irmãs em Palmares.

A aprovação foi imediata, pois "trabalhamos na pedagogia da Paz e do Bem", disse a Madre, e fazer os alunos contemplarem o sagrado em seus múltiplos espaços seria uma experiência jamais vivenciada por nossos estudantes. Logo, anunciamos aos meninos e meninas do Ensino Médio, 1º e 2º anos, e a aceitação foi incrível: 78 alunos, dois ônibus alugados e alguns pais "preocupados", porque seus filhos visitariam um "Terreiro de Macumba" - diziam alguns.

Infelizmente o preconceito ainda é muito grande e muitos, tristemente, são os pais que passam visões distorcidas para seus filhos, sem nunca terem estudado ou visitado uma religião diferente. Mas vamos em frente, nada de desanimar! Agora, preparar os alunos, passar textos e vídeos, imbuí-los do projeto, fazer com que eles descobrissem a fonte do PLURALISMO RELIGIOSO E DA BELEZA DO SAGRADO QUE SE REVELA EM DIVERSAS CULTURAS, POVOS E NAÇÕES.

Acredito que nem preciso falar como foi o dia: meninos que chegaram uma hora antes da saída, com medo de perderem o ônibus, pais felizes e inquietos, mas que acreditaram na nossa proposta. A viagem foi tranquila, 130 km até Recife. Começamos às 9h pelo Centro Islâmico, às 11h estávamos na Sinagoga, às 15h no Templo Budista, às 16h30 na Igreja da Sé, Olinda, e às 17h00 no Terreiro de Iemanjá (Pai Edu).

Foram MOMENTOS DE PROFUNDA EXPERIÊNCIA COM AS DIFERENTES RELIGIÕES E ESPIRITUALIDADES, UM DIA QUE FICOU NA HISTÓRIA DO COLÉGIO. Agradeço com carinho ao MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA UNICAP, pois a partir do Estudo e da Pesquisa aprendi que o PLURALISMO RELIGIOSO É UMA DAS GRANDES POSSIBILIDADES DE HUMANIZAÇÃO E DE COMUNHÃO NESTE SÉCULO XXI.

Como mestrando, vou consolidando no dia a dia a prática de um ENSINO RELIGIOSO QUE AJUDA AS CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS, A COMPREENDEREM MELHOR O FENÔMENO RELIGIOSO E SUAS MANIFESTAÇÕES. Penso que as fotos irão FALAR MAIS QUE MINHAS PALAVRAS.

Sandro Lemos, 
presbítero católico da Diocese de Palmares,
mestrando em Ciências da Religião na UNICAP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!