23 de set. de 2013

TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO RELIGIOSA

Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião na UNICAP
de Cícero Lopes da Silva

CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA TRANSDISCIPLINAR PARA A FUNDAMENTAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO CONTEXTO DA ESCOLA LAICA

Esta pesquisa visa discutir a pertinência do Ensino Religioso na escola pública e laica do Brasil. Num primeiro momento desenvolve-se uma análise histórico-crítica da trajetória e evolução do Ensino Religioso nas escolas públicas do país, destacando, sobretudo, a relação Igreja e Estado, a Legislação Nacional e as linhas pedagógicas subjacentes ao processo. No segundo capítulo trabalha-se com João Décio Passos e Afonso Soares, que nos indicam três modelos de Ensino Religioso no Brasil, o Catequético, Teológico e o das Ciências da Religião, onde se analisa a proposta de adotar o modelo das Ciências da Religião como a melhor opção para sustentar a autonomia epistemológica e pedagógica do Ensino Religioso na escola pública do Brasil hoje. Por fim, defende-se a necessidade de um modelo mais integral para o estudo do fenômeno religioso através da abordagem transdisciplinar de Edgar Morin e Basarab Nicolescu, tendo em vista a formação dos estudantes numa perspectiva de integralidade e cidadania, conforme expresso no artigo 33 da LDB nº 9.394/96, com a nova redação do Artigo 33. Palavras-chave: Ensino Religioso, Laicidade, Cidadania, Integralidade, Transdisciplinaridade.

Dia 2 de outubro de 2013 às 15h
na sala 401 do bloco G4

Banca Examinadora:
Gilbraz S. Aragão (Orientador)
Luiz Alencar Libório (UNICAP)
Carlos André Macedo Cavalcanti (UFPB)

Saiba mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!