17 de set. de 2013

JUVENTUDE TRANSVIADA OU TRANSRELIGIOSA?!

MOTA, Antonio e LIBÓRIO, Luiz (Orgs.).
Juventude, experiência religiosa secularizada na cultura pós-moderna.
Recife: FASA, 2013.

Eis aqui uma coletânea organizada pelos professores de Ciências da Religião da UNICAP, Mota e Libório, para divulgar e discutir a sua pesquisa sobre experiência religiosa juvenil. A obra tem participação do professor João Luiz e dos egressos Maria Piedade e João Carlos, além de jesuítas famosos, companheiros de Mota: Libânio e Henrique Vaz.

O livro mostra que os jovens hoje querem felicidade imediata, buscam prazer e liberdade, sensações e não compromissos, perdem-se em consumismo utilitarista, mas também exigem coerência ética e cuidado pela terra, cobram escolhas convictas e dispensam tradições. Como ajudá-los, através de místicas inculturadas no espírito juvenil, em meio às luzes e sombras do nosso tempo pós-moderno, a fazer uma experiência de fé libertadora - e não meramente religiosa, cultural, emocional - no divino que Jesus apresentou?

A leitura é indicada para quem se preocupa com essa pergunta ou se ocupa de pastorais juvenis cristãs. Aponta para avaliações das imagens de Deus que prevalecem entre nós, de um poder de justiça, capaz de inspirar atitudes e comportamentos de crítica social e política; de um Deus da experiência interior do Espírito, que irrompe como força transformadora da existência individual; de um Deus da pluralidade cultural, que se manifesta por caminhos e formas diversas nas tradições religiosa dos povos e fundamenta uma ética universal da convivência humana; de um teísmo filosófico que não precisa cair no panteísmo da razão imanente ao universo, mas pode se abrir ao panenteísmo cósmico que vislumbra o Ponto Ômega...

Mais informações e aquisição com o Pe. Mota,
 que também é reitor do Santuário de Fátima no Liceu Nóbrega, da UNICAP: amota@unicap.br

Mais no blog:

Um comentário:

  1. As religiões até tentam fazer opção pelos jovens.
    Tsc, tsc, Mas os jovens fazem opção pela vida...

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!