23 de ago. de 2013

ESTUDOS SOBRE ESPIRITUALIDADE E SAÚDE

No último dia 22 de agosto, das 9h30 às 11h, realizou-se o primeiro encontro oficial do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Espiritualidade e Saúde, relacionado ao Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP e coordenado pelo Prof. Dr. João Luiz Correia Junior. Participaram do encontro Carmem Lúcia de Souza, Cezar Augusto Cerqueira, Francisca Mota, Gregorina Sousa e Silva, Irinéa Catarino, José Pedro Lopes Teixeira e Maria da Graça Ferreira.

A justificativa para a criação do Núcleo é de que há pesquisas em diversas Instituições de ensino que têm tratado da influência positiva da espiritualidade na prevenção do adoecimento e na recuperação da saúde. Observa-se um vivo interesse por parte de estudantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento em abordar o tema, numa perspectiva interdisciplinar, além do que algumas dissertações têm sido orientadas no Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da UNICAP, com a abordagem dessa temática, a partir de enfoques diferentes.

Então, o objetivo do Núcleo é alargar o espaço para o estudo e a pesquisa sobre o tema Espiritualidade e Saúde, no Mestrado em Ciências da Religião; realizar estudos a partir da contribuição de membros do Núcleo, em suas diversas especialidades; produzir conhecimento na área por meio da pesquisa e trabalhos acadêmicos; escoar esse conhecimento por meio de palestras, atividades acadêmicas e eventos na UNICAP, tais como o “Fórum sobre questões do envelhecimento”.

Discutidos e acertados esses propósitos, João Luiz fez uma interpretação, do ponto de vista interdisciplinar, de uma dupla narrativa de cura do Evangelho segundo Marcos (Mc 5,21-43). A discussão foi animada e concluiu com encaminhamentos práticos: a periodicidade do Núcleo de Estudos ficou mensal, toda quarta quinta-feira. A próxima reunião ficou marcada para o dia 26 de setembro, das 9h30 às 11h, no Laboratório de Ciências da Religião (7º andar do Bloco GIV da UNICAP, setor C, sala C1). José Pedro Lopes Teixeira ficou de apresentar um esboço de suas pesquisas bibliográficas sobre Neurociência e Espiritualidade.

3 comentários:

  1. Quero parabenizá-los pela iniciativa. Ao tempo levantar a questão sobre a possibilidade de externos terem acessos remoto ao grupo.
    Att
    Frank Ribeiro
    Mestrando em Temas de Psicologia (Área da Família) - Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto - Portugal.

    ResponderExcluir
  2. Que estudo interessante: não sou muito ligada nas doutrinas relgiosas, porque acho que elas são ensinadas fora de contexto, ficam muito bizarras e perdem o seu princípio - que é justamente esse que as rezas resguardam e agora a ciência comprova em todas as religiões, de preservar a saúde da gente através dos símbolos e das danças e rituais sagrados. Vou vontar pras minhas amigas da existência desse grupo. Adáuria.

    ResponderExcluir
  3. Prezados Amigos do grupo Espiritualidade e Saude
    Como nem só de Ciência vive o homem, conforme lhes comentei em nossa última reunião, estou publicando, em formato digital, meu primeiro trabalho de poesias, que esta à venda na Livraria Saraiva, cujo link envio a seguir, para que aqueles que se interessarem em versos possam adquirir. A modernidade do livro digital tem um pequeno preço, comoo do próprio livro (R$3,50), que é o de se cadastrar na livraria, ou recuperar a senha, para aqueles que já são cadastrados, mas eles tem um ótimo serviço 0800 e de ajuda on line, caso tenham alguma dificuldade.
    Espero que possam adquirir o livro e desde já agradeço profundamente.
    Talvez algumas poesias possam fazer parte de nossas discussões, uma vez que, penso que a Espoiritualidade é um tema que permeia algumas delas.
    Forte abraço a todos e, caso gostem podem indicar a algum amigo.
    O link é:
    Livro de Poesias de Cezar Augusto Cerqueira: verde e cinza:
    http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/5236799/?&PAC_ID=122866&gclid=CK7R8KnDnbkCFcvm7AodShgAaQ

    abcs
    Cezar

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação!