22 de ago. de 2013

CURSOS PARA ENTENDER A REFORMA

Lutero
Pela avaliação da CAPES, junto da FAJE dos jesuítas em Belo Horizonte, as Faculdades EST dos luteranos em São Leopoldo possuem os Programas de Pós melhor avaliados na área de estudos da religião no Brasil, com nota 6. Através da articulação da ANPTECRE e do fomento do PROCAD, temos buscado intercâmbios com esses Programas de excelência, e notadamente a EST tem recebido nossos estudantes da Católica de Pernambuco em missão de estudos (veja aqui), mostrando que o encontro entre cientistas e crentes e, em sincronia com este, o diálogo inter-religioso e ecumênico, são sinais esperançosos e experiências possíveis.

Pois bem, agora que se aproximam as celebrações dos 500 anos da Reforma Protestante, estamos incrementando ainda mais esse intercâmbio com a EST dos luteranos do Rio Grande do Sul. Os Programas de Pós-Graduação da Faculdades EST (PPGs-EST) fomentam estudos em Teologia cristã, oferecendo cursos de Mestrado, Doutorado, Mestrado Profissional e Especialização. Eles contam com um Conselho Ecumênico constituído por representantes de igrejas e associações religiosas, entre elas a Igreja Metodista, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil e Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

Neste semestre, então, vamos receber três professores da EST no Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP e queremos abrir os seus cursos para a comunidade cristã e ecumênica do Recife. Quem estiver pensando em vir para o Congresso da ANPTECRE, de 4 a 6 de setembro em nossa Universidade, por exemplo, e puder chegar um dia antes, está convidado para uma Oficina aberta sobre a "Carta aos Gálatas: questões de tradução", com o Prof. Dr.Flávio Schmitt. Será no dia 3 de setembro, terça-feira, das 16h30 às 18h30, na sala B207. 

A outra oportunidade para conhecer um protestante e o protestantismo vindo direto da Reforma será no Seminário "Religião e Mídia", que será proferido pelo Prof. Dr. Júlio Adam, nos dias 20 e 21 de setembro, sexta e sábado, em horário integral. Por fim, os evangélicos e também os católicos abertos ao diálogo de nossa região poderão aproveitar o Seminário "História e Teologia da Reforma Protestante", que será ministrado pelo Prof. Dr. Wilhelm Wachholz, na semana de 28 de outubro a 1º de novembro, sempre das 9 às 12h. Para participar de quaisquer desses eventos, basta enviar um e-mail para gilbraz@unicap.br e solicitar vaga e maiores informações. Sejam tod@s bem-vind@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!