13 de jul. de 2013

UNICAP NO CONGRESSO DA SOTER

Quem é o divino desta nossa sociedade plural? É a fonte e o horizonte do sentido ou um dos muitos “ídolos” fabricados pelo indivíduo pós ou hipermoderno? Ele oferece razões para crer, esperar e amar ou é um simples “consolo” face ao absurdo de uma existência feita de violência, solidão e injustiças, na qual o indivíduo é apenas “número” ou mero consumidor? Até quando o imaginário pré-moderno do sagrado, tão presente nas inúmeras recomposições do religioso em nosso país, poderá competir com o imaginário tecnológico-instrumental, para o qual Deus não é necessário para explicar o mundo? Até que ponto a variedade de imagens, símbolos e narrativas do divino não são mera projeção do processo de diversificação das individualidades nas sociedades complexas?

Essas foram algumas das questões discutidas no 26º Congresso Internacional da SOTER, Sociedade de Teologia e Ciências da Religião, que se realizou entre os dias 08 a 11 de julho de 2013, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, e onde se refletiu sobre o seguinte tema: "Deus na Sociedade Plural: Fé, Símbolos, Narrativas". O evento (veja aqui a programação) reuniu teólogos, cientistas da religião e pesquisadores do Brasil e de outros países, para avaliar o atual interesse pela questão do divino e as transformações pelas quais está passando a experiência religiosa.

Além das conferências e mesas de debates, o Congresso, que este ano teve 550 inscritos, articulou-se através de duas dezenas de Grupos de Trabalho, onde foram apresentadas quase 400 comunicações. Entre os GTs, aqueles que tiveram participação na coordenação de professores do Mestrado em Ciências da Religião da UNICAP: Religiões de Matriz Africana, com Zuleica, e Pluralidade Espiritual e Diálogo Inter-Religioso, com Gilbraz. Além destes, os nossos professores Luiz Carlos Marques e Sylvana Brandão também estiveram presentes, bem como vários estudantes e egressos do Mestrado, apresentando comunicações científicas e participando das discussões acadêmicas: Constantino, Andréa, Júlio, Manoel, Penha, Silvana, Ana Cristina e Jeane. Uma prova do envolvimento do nosso Programa de Pós-graduação com a comunidade brasileira dos estudos de religião.

Entre outros momentos fortes do Congresso, destaque para o lançamento do Compêndio de Ciência da Religião e para a Assembleia da SOTER, que elegeu uma nova diretoria para os próximos anos: Presidente: Jaldemir Vitório (FAJE, MG), Vice-Presidente: Érico João Hammes (PUC RS), Primeiro Secretário: Adílson Schultz (Izabella Hendrix/PUC Minas), Segunda Secretária: Selenir Kronbauer (EST, RS), Tesoureiro: Edmar Sena. Desejamos sucesso à nova equipe e auguramos que continue aprofundando o viés acadêmico da interface entre Ciências da Religião e Teologias, na linha do que vinha desenvolvendo o grupo guiado por Valmor da Silva e Geraldo De Mori - a quem agradecemos penhoradamente pelos serviços à nossa área de conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!