2 de jul. de 2013

SÃO PEDRO NO MEIO DO RECIFE

Caros colegas do Mestrado,

Compartilho com vocês uma vivência religiosa da qual participei, em meio aos pescadores urbanos da periferia do Recife: um passeio pelo tempo em que a vida está nas mãos do padroeiro.
Como já é de tradição, mais uma vez os moradores de Brasília Teimosa encerram os festejos juninos com a tradicional Procissão de São Pedro.
As festividades começam logo pela manhã do dia 29 de junho, com a missa em homenagem ao santo Padroeiro dos Pescadores, organizadas pela Igreja e seus diverso grupos, pescadores e moradores devotos.
À tarde a tão esperada procissão marítima sai com o andor enfeitado de flores, levado pelos barcos, em direção ao Porto do Recife, de onde ao longe é possível escutar os fogos de artifício. 
Quem não vai nos barcos, fica em terra acompanhando a beleza das águas do Recife decoradas pela fé dos pescadores, que parecem passear sobre uma outra dimensão...
Ao retornarem, passam a pé pelas ruas da comunidade com o andor decorado, entoando cânticos religiosos com o orgulho de mais um ano festejado.
Para encerrar a festividade, na noite do dia 29 ainda tem a Festa do Coco, onde o lado profano dos festejos é regado com dança e música, maracatus locais e muita alegria pelos moradores!
Participar da festa foi passear por um "lugar" longe, bem aqui "dentro", da cidade e da gente.
Grande Abraço,

Fabiana Santos,
mestranda em Ciências da Religião na UNICAP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!