20 de jul. de 2013

NOSSOS MESTRES BRILHAM NO CONGRESSO DAS CATÓLICAS



Os professores e pesquisadores da Unicap Luis Carlos Pacheco e Valter Luis de Avellar apresentaram o Painel “Religião e Espiritualidade no Ciberespaço” durante o Congresso Mundial de Universidades Católicas – CMUC 2013, entre os dias 18 a 21 de julho de 2013, na PUC Minas.

O painel foi realizado nos dias 19 e 20. No primeiro dia os painelistas da Unicap apresentaram suas pesquisas desenvolvidas no Programa de Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, que resultaram em suas Dissertações de Mestrado e repercutiram em publicações de livros e artigos em revistas e anais de congressos. O pesquisador Luis Carlos Pacheco apresentou sua reflexão sobre o audiovisual como lugar da experiência espiritual na Internet e a utilização do vídeo como subsídio para o Ensino Religioso no Brasil. A partir da pergunta sobre o audiovisual como oportunidade para a vivência da experiência do sagrado na cultura contemporânea, marcada pela tecnologia eletrônica, foi realizada a análise de produções audiovisuais utilizadas pelos professores do Ensino Religioso no Brasil. A eletrônica possibilita novas tecnologias de comunicação e informação, onde o fluxo de imagens e sons gera novas formas de compreensão do real, sobretudo das novas gerações que já nasceram imersas nessa nova cultura. Nessa perspectiva o painelista salientou a importância da reflexão dos educadores em torno das novas tecnologias de informação e comunicação.

O pesquisador Valter Luis de Avellar apresentou sua reflexão sobre Espiritualidade e Internet através da análise do fenômeno da troca de mensagens humanísticas e espirituais nos e-mails. O ciberespaço e as novas questões que congrega se tornou campo para fenômenos religiosos. Nesse contexto, a pesquisa procurou entender o porquê de tantas pessoas se utilizarem do e-mail para divulgar mensagens de atitude positiva, valores, otimismo, sabedoria, espiritualidade e sentido da vida. O que as motivam e quais são os efeitos em suas vidas? O painelista Valter Avellar analisou também os efeitos terapêuticos dessas mensagens através de uma forma de conhecimento humano denominado Logoterapia.

No segundo dia os painelistas compartilharam algumas experiências sobre a universidade católica como lócus da reflexão sobre a diversidade religiosa e a cultura das mídias, e as novas formas de espiritualidade resultantes desta relação, a partir das experiências realizadas na Unicap em torno destes temas. Foram apresentadas as experiências do Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, do Projeto Bíblia, Comunicação e Arte e do Instituto Humanitas Unicap. Estes projetos utilizam tanto dos meios acadêmicos tradicionais, tais como fóruns, conferências e debates, como dos meios eletrônicos, tais como vídeos, documentários, programas de entrevista, artigos e pesquisas acadêmicas veiculadas na Internet.

Pesquisas e vivências desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Religiões, Identidades e Diálogos do Programa de Mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco, resultaram na realização de um Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife, veiculado na Web. O site disponibiliza pesquisas, material didático e vídeos sobre as diversas tradições religiosas presentes em Pernambuco. Desde 2007 o Grupo de Pesquisa promove o Fórum Inter-Religioso através de uma série de encontros de animadores das tradições religiosas da região, para conhecimento mútuo e exercício da tolerância cultural, para a tentativa de uma veneração pluralista pelo sagrado. Para cada encontro foi preparado um vídeo documentário com imagens dos ritos e depoimentos dos representantes das tradições religiosas, resultando num acervo de 30 documentários disponibilizados no site do Observatório. Tendo a transdisciplinaridade como referencial de conhecimento foram realizadas diversas pesquisas que também estão disponíveis no Observatório.

O projeto Bíblia, Comunicação e Arte é fruto de um intercâmbio cada vez mais fecundo entre a Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP e Universidade Católica de Portuguesa – UCP. O projeto se propõe a refletir sobre a Bíblia como fonte de inspiração cultural em duas culturas com uma matriz lingüística comum. Ele busca articular, de forma interdisciplinar, três lugares específicos, a saber, a Bíblia, os Meios de Comunicação e as Artes. O projeto propõe, através da articulação desses campos, o dialogo intercultural, em nossas sociedades marcadas pela cultura moderna e pós-moderna. Através das diversas manifestações artísticas, tais como o teatro, as artes plásticas, a literatura, o cinema, o projeto busca construir um diálogo com o saber acadêmico, que encontra seu espaço privilegiado na universidade. São realizados eventos culturais, tais como exposições artísticas e mostras cinematográficas, conferências e debates, além do Programa Teologando, um programa de entrevista com teólogos, biblistas, artistas e representantes da cena cultural, veiculado no site do projeto.

O Instituto Humanitas Unicap é uma experiência inspirada no Instituto Humanitas Unisinos e tem como objetivo principal estabelecer um espaço de reflexão nas fronteiras do conhecimento e ser um canal aberto no diálogo com a cultura e a sociedade. Ele deseja associar-se a uma concepção de ensino segundo a qual a missão da universidade compreende três níveis intimamente entrelaçados: compreender a realidade, responsabilizar-se por ela e nela intervir como um instrumento de efetiva transformação social. No coração do Nordeste, o IHU está atento ao dinamismo de universalização do mundo contemporâneo, com seus desafios e possibilidades. Os painelistas Luis Carlos Pacheco e Valter Luis de Avellar apresentaram o site do IHU e falaram sobre os seus cinco pólos temáticos, a saber: 1) Teologia, Ciência e Cultura; 2) Mercado, Pobreza e Desigualdades; 3) Ecologia, Desenvolvimento e Sociedade Sustentável; 4) Gênero, Diversidade e questão Étnico-racial; 5) Democracia, Sociedade e Políticas Públicas.

Conheça um pouco mais essas experiências:
Observatório das Religiões no Recife: www.unicap.br/observatório2
Projeto Bíblia, Comunicação e Arte: www.unicap.br/pagens/arte
Instituto Humanitas Unicap: www.unicap.br/ihu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!