28 de abr. de 2013

SIMPÓSIO CRISTIANISMO E INTERPRETAÇÕES

Por Débora Rosa, no Boletim UNICAP.
Nesta quita-feira (25) e sexta-feira (26 de abril), a Universidade Católica de Pernambuco foi sede do II Simpósio Cristianismo e Interpretações. O encontro foi uma realização do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ciências da Religião. Contou também com o apoio do Programa de Cooperação Acadêmica Novas Fronteiras (PROCAD NF).

Com o objetivo de partilhar estudos sobre o cristianismo em sua pluralidade de manifestações, o encontro em forma de debates, reflexões e sessões de comunicações aconteceu no Auditório do CTCH, primeiro andar do Bloco B. Os coordenadores do evento foram o Prof. Dr. Cláudio Vianney e o Prof. Dr. João Luiz Correia, ambos da Unicap.

Durante o primeiro dia de Simpósio, o convidado Prof. Dr. Isidoro Mazzarolo (PUC-Rio), que também é escritor e secretário Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB), falou sobre o objetivo e funcionamento da ABIB e sobre o seu livro “Jesus e a física quântica”. Segundo ele, o livro propõe uma reflexão sobre os caminhos e descaminhos das religiões e os perigos que envolvem as mesmas quando se apresentam sem a espiritualidade.

Logo após Isidoro, quem assumiu o comando da mesa foi o Prof. Dr. Flavio Schmitt (Faculdade EST, RS). Flavio abordou a temática “Interpretação bíblica e Lutero”. O tema investiga questões de interpretação da Bíblia e apresenta a contribuição e critérios luteranos a essa interpretação.

Já na sexta-feira, o Simpósio iniciou-se com a sessão de comunicações, onde foram realizadas apresentações de pesquisas realizadas por pós-graduandos e pós-graduados em Ciências da Religião. No total, foram apresentadas 12 comunicações. A proposta da exposição foi aproveitar as melhores pesquisas para publicação. Durante o processo, o autor entrega um texto final para o conselho editorial e aguarda a sua aprovação.

No segundo momento, foi composta mais uma mesa de debates, onde estavam presentes o Prof. Dr. Valmor da Silva (PUC-Goiás / Presidente da SOTER – Sociedade de Teologia e Ciências da Religião) e o Prof. Dr. Pedro Lima Vasconcelos (UFAL, Alagoas). Valmor iniciou as discussões abordando o tema “O gosto de Jesus pelos provérbios”, onde analisa diversos aspectos do uso de provérbios atribuídos a Jesus, segundo os Evangelhos, e distingue a identificação de Jesus como “filho da sabedoria” da de sábio popular, contador de parábolas, ditos e provérbios.

Dando continuidade às discussões e finalizando o evento, o Prof. Dr. Pedro Lima abordou o tema “E Lucas chegou à Arábia: releituras corânicas de narrativas cristãs sobre os nascimentos de João e de Jesus”. O tema levantou algumas questões para debate, relativas às trajetórias pouco conhecidas do cristianismo dos primeiros séculos e as matizes de origem judaica e cristã no surgimento do Islamismo e à elaboração do Corão.

Veja mais no blog:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação!